Make your own free website on Tripod.com
Ad-aware
Os softwares chamados de adwares ou spywares, não são interceptados pelos antivírus (porque não são vírus), mas que ficam xeretando o que o usuário faz no computador, para enviar informações para empresas de publicidade e fabricantes de produtos.
O usuário nem sempre está atento para a forma como esses produtos aparecem no computador. Alguns vêm anexos em programas baixados pelo internauta por download - por exemplo, tocadores de MP3 como o Audiogalaxy - e só são detectados quando se lê a licença de uso (onde tudo que o software faz está descrito) atentamente, durante o processo de instalação.
Outros spywares são instalados simplesmente ao se visitar uma página da Web.
Normalmente o Internet Explorer avisa com uma caixa de diálogo quando um software será instalado e o usuário tem de clicar em "Sim" ou "Não" para a instalação. Mas é comum encontrar quem clique "Sim" sem ao menos ler o que é dito.
Para remover adwares e spywares do micro, uma solução gratuita (para uso pessoal) muito boa é o Ad-Aware 6.0, da LavaSoft (www.lavasoft.de). Este programa faz uma varredura completa do disco rígido e retira (com anuência do usuário) todos os programinhas espiões. O único problema é que às vezes é preciso executar o programa, reiniciar a máquina e executá-lo novamente, repetidas vezes, até seu micro ficar totalmente livre dos spywares. Existem, ainda, outras soluções pagas da Lavasoft, que tem versões de produtos para a área comercial e redes corporativas.