Make your own free website on Tripod.com

Principal
Apostilas
Links
Download
Fale Conosco
E-mail

 
Assine o CresceNet de graça e receba créditos em reais a cada hora navegada! Clique Aqui e Assine!!!
 
 
 
 
 

 
 Proteja seu Micro contra Vírus

Até quatro anos atrás, os vírus de computador eram um assunto do qual poucas pessoas falavam. Estavam restritos a um grupo de especialistas da área de informática e tinham como principal forma de propagação, os disquetes de 3,5 e de 5 1/4 polegadas. Com a popularização da Internet, os vírus também passaram a ser um tema global, espalhando-se com muito mais velocidade e facilidade do que antes.

Pesquisas recentes mostram que cerca de 80% das contaminações ocorrem por meio da Internet ou de redes corporativas, em função de downloads ou de arquivos compartilhados (ICSA - International Computer Security Association e Dataquest) e que os vírus de macro são a grande praga dos computadores (já atingiram 73% das empresas norte-americanas). Eles infectam as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas repetitivas) de documentos e podem desabilitar funções corriqueiras dos programas como Salvar, Fechar e Sair.
Embora tenham de ser atualizados constantemente, os softwares antivírus ainda são a melhor arma para prevenir e combater os vírus. Entenda um pouco mais sobre os vírus de computador:

O que são vírus de computador?
Como os vírus de Computador se propagam?
Como os vírus são ativados?
Que tipos de arquivo podem espalhar vírus?
O que são hoaxes?
O que são Cavalos de Tróia?
O que são vírus de e-mail?
O que fazer para evitar os vírus?
Onde obter mais informações sobre vírus?

O que são Vírus de Computador?

São programas desenvolvidos para alterar, nociva e clandestinamente, softwares instalados em um computador. Eles têm comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam se esconder para não ser exterminados. Estão agrupados em famílias (boot, arquivo e programa) com milhares de variantes.

Como os Vírus de Computador se propagam?

Os vírus de computador propagam-se por meio de disquetes e de arquivos compartilhados, pelas redes corporativas, por arquivos anexados em mensagens de correio eletrônico e pela Internet. A rede mundial é hoje a principal via de propagação dos vírus, principalmente os de macro e os chamados Cavalos de Tróia, pois permite que os usuários de computador efetuem downloads de programas e arquivos de fontes nem sempre confiáveis.

Como os vírus são ativados?

Para ativar um vírus, é preciso rodar (executar) o programa infectado. Quando você executa o código do programa infectado, o código do vírus também é executado. A partir daí tentará executar as ações para as quais foi programado, podendo infectar outros programas ou arquivos no mesmo computador e em outros computadores conectados a ele por rede.

Que tipos de arquivo podem espalhar vírus?

Todo o arquivo que contém códigos executáveis podem espalhar vírus (exemplos: .exe, .sys, .dat, .doc, .xls). Os vírus podem infectar qualquer tipo de código executável. Por exemplo: alguns vírus infectam códigos executáveis no setor de boot de disquetes ou na área de sistema dos discos rígidos. Outros tipos de vírus, conhecidos como "vírus de macro", podem infectar documentos que usam macros, como o processador de textos Word e a planilha de cálculos Excel (macros são códigos utilizados para automatizar tarefas repetitivas dentro de um programa).

Arquivos de dados puros estão seguros. Isso inclui arquivos gráficos como .bmp, .gif e .jpg, bem como textos em formato .txt. Portanto, apenas olhar arquivos de imagens não provocará a infecção do computador com um vírus.

O que são Hoaxes?

São boatos espalhados por mensagens de correio eletrônico, que servem para assustar o usuário de computador. Uma mensagem no e-mail alerta para um novo vírus totalmente destrutivo que está circulando na rede e que infectará o micro do destinatário enquanto a mensagem estiver sendo lida ou quando o usuário clicar em determinada tecla ou link. Quem cria a mensagem Hoax normalmente costuma dizer que a informação partiu de uma empresa confíável, como IBM ou Microsoft, e que tal vírus poderá danificar a máquina do usuário.

O que são Cavalos de Tróia?

São programas aparentemente saudáveis que carregam escondido o código de um vírus. Por exemplo: o usuário faz um download do que pensa ser um "joguinho legal", mas quando executa o programa, ele apaga arquivos do disco rígido ou captura a senha da Internet e a envia por e-mail para outra pessoa.

O que são Vírus de E-mail?

Não existem vírus de E-mail. O que existem são vírus escondidos em programas anexados ao e-mail. Você não infecta seu computador só de ler uma mensagem de correio eletrônico escrita em formato texto (.txt). Mas evite ler o conteúdo de arquivos anexados sem antes certificar-se de que eles estão livres de vírus. Salve-os em um diretório e passe um programa antivírus atualizado. Só depois abra o arquivo.

O que fazer para evitar os vírus?

Existem vacinas para os Vírus de Computador. São os softwares antivírus, que podem ser usados também como um antídoto em máquinas já infectadas. Existem vários programas no mercado, que são atualizados constantemente. Antes de comprar um ou baixar uma versão da Internet, verifique se o software é certificado pelo ICSA (International Computer Security Association), uma entidade mundial que testa e aprova a qualidade dos softwares antivírus e de outros programas de segurança.

Onde obter mais informações sobre vírus?

A Internet também oferece sites recheados de informações sobre vírus e com dicas de prevenção e proteção. É possível encontrar softwares antivírus gratuitos, suporte on line 24 horas e até diagnóstico à distância.  Segue abaixo a relação de alguns endereços:

International Computer Security Association Virus Lab: traz a lista de programas antivírus certificados pela entidade, a lista de vírus existentes e a descrição de como atuam, alertas sobre novos vírus, informações sobre hoaxes e links para sites sobre vírus. É o mais completo site sobre vírus de computador. Em inglês. (www.icsa.net/services/consortia/anti-virus/lab.html)

- Centro de pesquisa de vírus da IBM: traz serviço gratuito de consulta on line e desenvolvimento de vacina contra vírus desconhecidos. O internauta precisa enviar um e-mail ao suporte, indicando os sintomas e as características do vírus e uma cópia anexada do arquivo ou do programa suspeito. O suporte faz a análise do arquivo, e, caso seja detectado um vírus desconhecido, desenvolve uma vacina em 48 horas. Em inglês. (www.av.ibm.com)

- Antivirus Research Center: centro de pesquisa sobre vírus da Symantec, fabricante do Norton Antivirus. Traz informações sobre como agem os vírus, quais são os mais nocivos e glossário de termos técnicos. Em inglês. (www.symantec.com/avcenter/index.html)

- Trend Micro: a fabricante do antivírus PC-Cillin é a única a disponibilizar um serviço on line gratuito para detecção de vírus, batizado de Housecall. O internauta clica no símbolo da ambulância, espera alguns segundos, indica que disco (HD, CD ou disquete) ou arquivo deve ser verificado e espera pelo check-up. Se for encontrado algum vírus, o Housecall faz a limpeza do arquivo. Traz também enciclopédia, calendário e um guia sobre vírus para iniciantes. Em inglês. (www.antivirus.com/)

- Virus Information Center: site da Computer Associates, fabricante do antivirus Innoculan. Traz informações sobre vírus, hoaxers e uma seção que ensina como agir quando o micro é infectado por um vírus. Em inglês. (www.cheyenne.com/virusinfo)

- Computer Virus Mythus: este site mantido pelo analista de segurança de rede Rob Rosenberger trata das verdades e das mentiras acerca dos Vírus de Computador. Traz uma lista completa com os vírus-boatos (hoaxes), traz alertas de vírus, dá dicas para reconhecer e-mails que circulam falando de vírus descobertos ou enviados por "autoridades" no assunto e opinião de experts no assunto. Em inglês. (www.kumite.com/myths)


Fonte: Site da Universo OnLine (www.uol.com.br)


 


Apostilas Diversas (PDF / DOC / HTML)








Assine o CresceNet de graça e receba créditos em reais a cada hora navegada! Clique Aqui e Assine!!!




Copyright © 2001 Ganda Informática. Todos os direitos reservados.
Jeferson Ferreira Ganda
E-mail: jganda@brfree.com.br