Make your own free website on Tripod.com
Se Pensa que pode ou que não pode, de qualquer maneira você está certo.

Tenha uma 2º Renda a partir de sua Casa

ADICIONE EM FAVORITOS PÁGINA INICIAL CURRÍCULO FALE CONOSCO E-MAIL
 Que decisões você tomou ou deixou de tomar no passado que influenciam sua vida hoje? Descubra, para decidir se quer seguir o mesmo caminho.

Clube do Hardware :
Hardware e suprimentos em geral. Dicas, artigos, testes e muito mais
.

Hardware, Redes, Linux para Iniantes:
Novo na área? Leia: Hardware, Redes e Linux para iniciantes ...

Viva o Linux:
A maior e melhor comunidade para se aprender Linux do Brasil .
Portal TOL Tutorial On-Line :
Artigos, Download de Apostilas, Códigos Fonte, Diretório de Sites, Hardwares .
       

Tudo que você Procura

Apostilas

Links
Downloads

Dicas de Manutenção

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS

Manutenção
1) Dificuldades em upgrade
2) Problemas depois de formatar o HD
3) Problemas com ZIP Drive
4) Tela azul
5) Formatação de disquetes travou o PC
6) Consertando um Compaq Presario
7) Códigos de erro do BIOS
8) Interface de joystick em conflito
9) Gerenciamento de energia não funciona
10) Micro resetando sem motivo
11) Nova placa de vídeo trava o micro depois de 20 minutos
12) Não grava ESCD
13) Problemas para ligar o PC
14) Troca de memória faz o micro fritar
15) Travamento
16) PC faz barulho
17) Micro maluco
18) Como usar o multímetro
19) Problema com Windows 98 e fontes ATX
20) Mais uma placa PC Chips travando
21) LED do power não para de piscar
22) Lentidão do HSP e outros problemas
23) Modem queimado
24) Instalação do Windows mal feita
25) Drive de CD-ROM defeituoso
26) Problema de desligamento no Windows 2000
27) Consertando fontes
28) Travamentos e arquivos corrompidos
29) Problemas no teclado durante o boot
30) PC instável após upgrade
31) Drive de CD-ROM inacessível
32) Lixo na tela
33) Mouse inativo
34) PC com problemas na cache
35) Problemas na instalação do modem
36) Cooler barulhento
37) Disco rígido dá "tela azul"
38) CD-ROM de restauração
39) PC trava ao salvar arquivos
40) PC trava no boot
41) Erro de proteção no Windows
42) PC novo com problemas
43) Clock errado
44) Faltam os drivers de som
45) K6-2/500 opera com apenas 366 MHz
46) O som sumiu
47) Zumbido vindo do PC
48) Problemas em uma Asus K7V
49) Conector USB
50) Temperatura do K6-2
51) Problemas com disquetes
52) Problemas para configurar um monitor
53) PC com problemas de vídeo
54) Upgrade de BIOS estragou placa de vídeo
55) Computador dá choque
56) Conexões nas interfaces IDE
57) Hardware desconfigurado
58) Monitor amarelando
59) IRQs iguais
60) Sound Blaster requer EMM386
61) Problema de desligamento
62) Computador não liga
63) Micro liga por 1 segundo
64) Dificuldade para ligar o computador
65) PC entra no Setup sozinho
66) LEDs do teclado
67) Problemas com drive de disquetes e memórias
68) Problema com o modo de espera
69) Monitor não desliga com o PC
70) Problemas com IRQs
71) Problema com webcam
72) Problema com modem Lucent
73) Congelamento no início da discagem
74) Problema de hibernação
75) Erros depois de trocar a placa de CPU
76) PC recém montado com problemas
77) Drive de disquetes com problemas
78) Drive A não funciona
79) Formatei meu HD
80) Estouro de pilha
81) Extensão de fonte
82) HD não é reconhecido
83) Não há páginas de pilha
84) Dúvidas sobre hardware

1) Dificuldades em um upgrade
Tenho um pentium 166 MMX. Decepcionado com seu desempenho decidi fazer um upgrade. Comprei uma placa mãe Asus PA5-B, 64 MB de memória e um processador K6-2 500. Do meu computador antigo aproveitei a placa de fax da UsRobotcs 33.600, placa de som da Creative com multimídia, HD, placa de vídeo da Trident com 2MB. Após a montagem testamos (eu e um técnico) ligando o computador. Aconteceu que o computador começou a apitar e o vídeo ficava piscando. Desligamos o computador, verificamos todas as voltagens, segundo o manual, e os encaixes das outras placas. O problema persistiu e desistimos. Gostaria de saber se poderiam me ajudar a desvendar o que pode estar acontecendo.

Resposta:
Quando uma placa de CPU fica “apitando”, significa que existe algum erro que impede o funcionamento do vídeo. Desta forma o erro é informado pelo alto falante, através de um código de beeps. No manual da sua placa de CPU existe uma tabela (beep error code). Quando o manual não possui esta tabela, podemos encontrá-la no site do fabricante do BIOS (http://www.ami.com/ ou http://www.award.com/). Você pode encontrar também essas tabelas em
http://www.computercraft.com/docs/beeps.html. Em geral esses problemas ocorrem quando a memória RAM ou a placa de vídeo estão defeituosas ou mal encaixadas. Experimente fazer a troca usando outro módulo de memória e outra placa de vídeo, o problema pode estar aí. Você, o técnico e o vendedor das placas tomaram cuidados com a eletricidade estática ao tocar as placas e memórias?

Volta ao topo da página

2) Problemas depois de formatar o HD
Tenho um K6-2 350MHZ, 32MRAM, CD ROM ATAPI e HD Seagate 4.3 GIGA que funcionava perfeitamente até ter alguns problemas de vírus. Após formatar o computador (que não foi desmontado em momento algum), eu percebi que teria que reinstalar apenas o modem e a impressora, o que foi feito com sucesso e usando os CDs dos mesmos. Só que depois eu percebi dois problemas: o monitor está com 16 cores e o computador está sem som. No adicionar novo hardware, ele encontra PCI multimedia audio device. Só que eu não consigo instalar de jeito nenhum. Já tentei com o CD da placa mãe ( PC 100 ), onde eu selecionei todas as pastas possíveis,tentei com alguns disquetes que vieram (Sound galaxy Voyager e MM PRO 16 IIA) e com os drives do windows. O monitor eu também tentei pelo disquete (CIRRUS LOGIC) e pelo Windows. Portanto, o computador está funcionando bem (inclusive o CD ROM), mas não tem som e o monitor está em 16 cores.

Resposta:
A formatação do HD e a instalação do Windows não são operações totalmente seguras. Existem casos em que alguns dispositivos podem deixar de funcionar por não terem os drivers adequados, ou então por não serem feitas certas configurações milagrosas que alguns técnicos experientes fazem. É o caso por exemplo de alguns modems que precisam que nas configurações regionais o país seja configurado como México para que a discagem por pulsos funciona, pois se for deixado como Brasil, não completa a ligação. São pequenos detalhes conhecidos de técnicos que já quebraram a cabeça e agora estão acostumados com os macetes necessários para eliminar certas anomalias, mas por outro lado são informações inacessíveis ao usuário comum. O que o usuário comum deve saber é apenas instalar o Windows e instalar os drivers, mas em muitos casos isso não é suficiente. Você precisa descobrir qual é o modelo da sua placa de som e da sua placa de vídeo. Disquetes e CDs que acompanham o computador são uma boa pista, mas em alguns casos são fornecidos drivers para um grande número de placas, fica difícil descobrir qual é o driver correto. Se existe um disquete com a inscrição “Cirrus Logic”, provavelmente ele tem o driver da placa de vídeo, que habilitará o seu funcionamento com maior número de cores. Para tirar a dúvida, abra o computador e verifique o número do chip da placa de vídeo. Entre então no site da Cirrus Logic (www.cirrus.com) e faça o download do driver mais recente para o chip da sua placa de vídeo. A placa de som foi detectada, ela aparece em “PCI Multimedia Áudio Device”, basta agora instalar o driver correto. Parece que é uma placa Sound Galaxy, se estiver correto, o site do fabricante, onde você pode obter os drivers, é
http://www.aztech.com.sg.

Volta ao topo da página

3) Problemas com ZIP Drive
Tenho um computador Pentium III 450 MHz, Hd 8.4 Gb, 64 Mb de DIMM, um drive de Cd - rom, uma gravadora de cds, um drive de disquete e um zip drive, placa mãe PC100 e Windows ME. Faz um ano que comprei este computador e nunca cheguei a usar a unidade zip. Um amigo meu vendeu sua unidade de zip e me deu dois zip disks. O problema é que, eu coloco o zip disk na minha unidade, ela executa um autorun nele, dá duas "lidinhas" e pára. Quando eu vou para abrir o conteúdo do zip (ele contem alguns documentos), a unidade de zip pede para inserir um disco, ou seja, ela diz que não possui zip disk nenhum na unidade. O meu Windows (ME) não reconhece esta unidade como zip, mas como um disquete de 3 1/2, no qual a letra da sua unidade é d:. No ícone Sistema no painel de controle, aparece em Gerenciador de dispositivos, na parte de Unidades de Disco, a unidade Zip instalada. Quando meu computador liga, aparece Sec.Master Iomega Zip 100, ou seja, eu acho que pela Bios a unidade Zip está reconhecida. Já levei um técnico em minha casa e ele disse que na parte de hardware (cabos, fiação) está tudo perfeito, que o problema seria possivelmente de software, de reconhecimento do drive.
Eu queria uma solução para esse problema  para que eu pudesse desfrutar da minha unidade Zip, comprada a um tempinho, mas nunca usada.

Resposta:
Eu não descarto a possibilidade deste ZIP Drive estar com problemas. Quando ele está bom, o técnico consegue coloca-lo facilmente em funcionamento. O Windows 98 já reconhecia automaticamente este tipo de drive, que aparece na janela Meu Computador como sendo um “Disco removível”. O reconhecimento é automático desde que os jumpers Master/Slave estejam configurados corretamente, que os cabos estejam ligados e que o drive esteja em perfeitas condições de funcionamento. Você pode tirar a dúvida, fazendo o ZIP Drive funcionar no ambiente MS-DOS. Execute o boot por um disquete e use o programa GUEST.EXE, que fica em C:\Arquivos de programas\Iomega\Tools. Ao ser executado, este programa apresentará na tela algo como:

Driver IOMEGA Guest versão 6.0
Procurando uma letra de unidade para a sua unidade Iomega…
A sua IOMEGA ZIP-100 é a letra de unidade E:

A partir daí o ZIP Drive ficará acessível no modo MS-DOS. Experimente acessar os discos que o acompanham. Se não funcionar, provavelmente a sua unidade está mesmo defeituosa.

Volta ao topo da página

4) Tela Azul
Meu nome é Regis Araújo Melo sou funcionario da Granja Saito, e estou com uma duvida. Eu sou operador de um micro PENTIUM-166MHZ, 16 MB DE RAM, adaptador de rede compativel com ne2000, placa de video trident tgui9440, Windows95 4.00.950b, Microsoft Office2000 SmartBusiness, Eudora Light para enviar E-MAIL. Este computador esta ligado a uma rede microsoft, atraves de Protocolo TCP/IP, com compartilhamento de arquivos e de impressora. Até alguns dias, este micro estava funcionando corretamente, mas sem menor explicação, começou a apresentar travamento de tela azul. Ao ligar ele iniciava corretamente mas passado alguns instante aparece a seguinte mensagem. 

WINDOWS
* Uma exceção OD ocorreu em 0028:C0001F6C em VxD VMM(01) + 00000F6C.
* Isto foi chamado de 0028:C0FE3F08 em VxD netbeui(01)+00003654.

Deste então ao iniciar sempre aparece esta mensagem como apenas diferença no endereço OD. Ao tentar reinstalar win95, surgiu a seguinte mensagem:

STANDARD MODE: BAD FAULT IN MS-DOS EXTENDER
FAULT:0006 STACK DUMP:11FF 0000 3046
RAW FAULT FRAME:
EC=114B IP=9398 CS=0367 FL=3246 SP=B04A SS=0E4F

Gostaria que você me enviasse um E-Mail com a resposta sobre estes erros bastante anormais. Bem como as possiveis soluções. Você poderia me indicar a leitura de um bons livros sobre configuração de rede, e montagem e manutenção de computadores.

Resposta:
Este pode ser mais um daqueles velhos bugs do Windows 95, que foram corrigidos no Windows 98. Usar uma versão antiga tem como vantagem deixar o computador a salvo dos NOVOS bugs, mas por outro lado deixa o computador vulnerável a antigos problemas. Seu computador estava funcionando bem, apesar dos problemas do Windows 95. É possível que apenas recentemente você tenha passado a utilizar certos componentes de software com bugs, que antes não se manifestavam por não serem usados. Por outro lado, é possível que não existam problemas no Windows, e que este seja um defeito de hardware. Afinal é um computador com 6 anos de uso. Poeira e oxidação de contatos resultam em erros diversos. Se um computador não é limpo uma vez por ano, ou pelo menos de 2 em 2 anos, anomalias diversas podem ocorrer por ação da poeira e umidade. É preciso que seu computador seja checado por um bom técnico. Ele fará uma limpeza geral de contatos e poderá verificar se existem peças defeituosas, como memórias, placas, etc. Observe que quando existe um defeito de hardware, a própria instalação do sistema operacional pode apresentar travamentos, e isto é o que está acontecendo com o seu computador. Portanto minha receita para este PC é “técnico nele!”.

Volta ao topo da página

5) Formatação de disquetes travou o PC  
Quando formatava alguns disquetes meu computador travou (acho que foi porque coloquei um CD de música no momento em que começava a formatação) e tive de reinicia-lo. Quando fui voltar a formatar os disquetes o micro não leu a unidade A. Quando coloco disquetes a unidade e dou um click o micro lê a unidade mas não encontra o disco, pelo contrário, ele pede para que eu insira o disquete mesmo com o disco dentro. Tentei outros disquetes e não funcionou. Não sei se o problema é sujeira no drive ou alguma peça solta. O que eu faço?

Resposta:  
A primeira coisa a fazer é usar um disquete de limpeza, o problema pode realmente ser sujeira nas cabeças. Não creio que o problema tenha alguma relação com o fato de você ter colocado um CD de música. Se a limpeza não resolver, o próximo passo é verificar se o cabo de alimentação e o cabo de dados do drive de disquetes estão bem conectados. Devemos também verificar se o drive está corretamente declarado no Standard CMOS Setup. A seguir é a vez de fazer um teste: verificar se o drive de disquetes funciona em outro computador, e se outro drive funciona no seu. Provavelmente a troca do drive de disquetes por um novo será a solução do problema.

Volta ao topo da página

6) Consertando um Compaq Presario
Tenho um computador Compaq Presario 2120 completo. Há uma semana atrás, meu drive de CD parou de responder. Já verifiquei a configuração do dispositivo no Windows 98 e está tudo funcionando corretamente. tentei entrar no setup sem sucesso, pois a máquina da Compaq não me permite entrar. Meu micro não está mais na garantia. O que devo fazer para conseguir ter acesso ao meu drive de CD, pois ficar sem esse é uma perna quebrada.

Resposta:
Seu drive pode estar defeituoso, o que tem certa probabilidade de acontecer com o passar dos anos. A correção deste problema no Compaq não é diferente da correção em outros computadores. É preciso instalar um novo drive de CD-ROM para verificar se funciona, e/ou ligar o seu atual drive de CD-ROM em outro computador para verificar o funcionamento (não deve ser esquecida a configuração dos jumpers Master / Slave). Finalmente devem ser checados os cabos de dados e alimentação. Quanto ao CMOS Setup, certamente existe uma forma “secreta” de usá-lo, conhecida apenas pelos técnicos da Compaq (pelo menos eu não conheço o segredo). Existem entretanto alguns programas que permitem ter acesso ao CMOS Setup, mesmo quando o fabricante o deixa escondido. Trata-se do programa TWEAK BIOS, encontrado em www.sysopt.com. Lá poderia ser verificado se a interface IDE na qual o drive de CD-ROM está ligado está habilitada. Realmente é um trabalho para um técnico ou um colega que tenha experiência com hardware.

Volta ao topo da página

7) Códigos de erro do BIOS
Há algum tempo meu computador vem fazendo 3 barulhos, (aquele famoso bip) na hora em que o computador liga, além do bip normal que todo o computador faz. Conversando com o pai de um amigo, ele me dize que esses "bips" tem uns códigos, queria saber o que está de errado com o meu pc. Tenho em Athlon de 800 Mhz, placa de vídeo Voodoo 3 3000, memória de 128, placa mãe Asus K7 Via KX133 chipset.

Resposta:
O fabricante do BIOS utiliza mensagens de erro na tela para indicar problemas, de vários tipos, como erros no disco rígido, no drive de disquetes, falhas no boot em geral, entre vários outros, mas para isso é preciso que pelo menos o vídeo esteja funcionando. Quando ocorre um erro muito sério que impede o vídeo de funcionar, a única forma de informar este erro é utilizando o alto falante frontal do gabinete (PC Speaker). Através de combinações de beeps curtos e longos, vários erros podem ser indicados. Normalmente o manual da placa de CPU traz a tabela que explica o significado de cada som (beep error code table). A sua placa de CPU possui um BIOS Award, e caso você não encontre a tabela ou tenha perdido o manual, tome como base a tabela a seguir, válida apenas para o BIOS Award:

Código

Significado

1 beep curto

Sistema normal, sem erros.

Beeps longos e repetidos

Memória RAM não foi detectada, pode estar defeituosa ou mal encaixada

1 beep longo e 3 curtos

Placa de vídeo não detectada, ou memória de vídeo ruim.

Beeps agudos e irregulares durante o uso normal do computador

Processador apresenta aquecimento excessivo. A placa de CPU reduz a sua velocidade para reduzir o aquecimento.

No seu caso parece que foram emitidos 1 beep longo e 3 curtos, o significa problema com a placa de vídeo. Pode estar mal encaixada ou defeituosa.

Volta ao topo da página

8) Interface de joystick em conflito
Caro Laercio, meu computador é um k62 500, 64 Mg de memória, placa pc100 tudo onboard e Windows ME. Recentemente adquiri uma placa Sound Blaster AWE64 Value, que funciona muito bem, no entanto o joystick que está conectado placa antes funcionava perfeitamente e hoje sequer dá sinal de vida. Entro no painel de controle e tento acessar as propriedades dos controladores de jogos e o joystick está instalado mas aparece uma mensagem dizendo que ele não está conectado. Conto com seu socorro.

Resposta:
O seu computador está agora com duas interfaces de joystick, e elas estão em conflito. Se você instalou uma placa de som, é melhor desabilitar os circuitos de som da sua placa de CPU, e também o joystick onboard. Isto normalmente é feito através do CMOS Setup. Desta forma a interface de joystick da sua placa de som poderá funcionar normalmente. A outra alternativa é deixar ativa a interface de joystick da placa de CPU e desabilitar a existente na placa de som. Para fazer esta desabilitação, entre no Gerenciador de Dispositivos e clique em controladores de som, vídeo e jogo. Você verá indicadas duas interfaces de joystick, uma delas é a da placa de som. Você terá que experimentar para descobrir qual é qual. Aplicando um clique duplo sobre a interface, será apresentado um quadro de propriedades. Na guia Geral, marque a opção “Desativar neste perfil de hardware”.

Volta ao topo da página

9) Gerenciamento de energia não funciona
Trabalho em uma Estação Aduaneira (EADI) e temos 26 estações, sendo a maioria a seguinte configuração:

K6 II 333 MHZ - 32 de Ram - HD 10 GB Seagate, funcionando com Win98 e servidor (IBM Netfinity P II 400 Mhz) de Arquivos Rede Novell ....

1 - Devido ao racionamento, configurei todos micros do Porto para Desligar somente O MONITOR (15 minutos)  sem colocar o HD. Acontece , que em todas estações quando queremos voltar a tela normal (teclando ou mechendo no mouse) a REDE cai (logoff) .... tendo que efetuar o login novamente.

2 - Dentro esta configuração temos SOMENTE um Gabinete ATX ... com o mesmo problema, mas acontece que os outros voltavam mas sem a rede, e o ATX não volta .... fica totalmente escuro a imagem, como um descanso e tenho que desligar no Estabilizador ....

Resposta:
K6-2/333 com Windows 98 é uma configuração que já tem 3 anos. Nada de errado com isso, ocorre que naquela época, o gerenciamento de energia não estava totalmente amadurecido. Para que funcione corretamente é preciso que o sistema operacional, a placa de CPU, o BIOS, as placas de expansão e todos os seus drivers sejam totalmente compatíveis compatíveis com o padrão ACPI, o que infelizmente não ocorria com os PCs da época. Apenas mais recentemente os sistemas têm se mostrado totalmente compatíveis. Se todo o hardware do seu PC for compatível com o ACPI (esta informação é obtida no site dos fabricantes das placas), é preciso substituir os drivers antigos por versões modernas, que são compatíveis com o ACPI. Será preciso ir ao site dos fabricantes de todas as placas para obter esses drivers. Também é preciso instalar os drivers dos chipsets das placas de CPU, para que o gerenciamento de energia funcione corretamente. Esses drivers também são encontrados no site do fabricante de cada placa de CPU. Finalmente, pode ser preciso atualizar o Windows. A versão 98 ainda apresentava alguns problemas ligados ao gerenciamento de energia. Já a versão ME funciona melhor, ativando corretamente as funções de gerenciamento de energia, mesmo em alguns PCs não tão modernos.

Volta ao topo da página

10) Micro resetando sem motivo
Tenho um micro pentium 166MHz, com windows 98, 64MB de memoria ram e HD de 2 Gigabytes, desde o inicio do ano estou com o seguinte problema, meu micro estava travando sem motivo algum, como achei que nao era nada continuei a usa-lo, mas com o passar do tempo, o micro passou a restartar sozinho pouco apos a inicializacao do windows. Como nao tive mais como acessar o micro levei-o a uma assistencia tecnica, la me disseram que era o cooler. Apos trocado o cooler o micro voltou ao normal, so que passado tres meses, ele voltou a restartar sozinho, sem nenhuma explicacao aparente. Gostaria que voce me desse um luz quanto a este problema. E desde ja agradeco a colaboracao!

Resposta:
O problema pode realmente estar relacionado com a temperatura. Muitos computadores equipados com o Pentium-133 e Pentium-166 apresentavam travamentos porque usavam coolers inadequados. Eu sugiro que seja feita a troca por um cooler mais possante, do mesmo tipo usado para o K6-2. A parte de alumínio do cooler deve ter no mínimo 3 cm de altura, e deve ser aplicada pasta térmica entre o cooler e o processador. Isto irá reduzir a temperatura para um valor seguro, e os travamentos e resets terminarão. A instalação de um novo cooler resolveu o seu problema, portanto deve ter sido utilizado um cooler adequado. Talvez ele agora tenha se soltado do processador, ou então pode estar desligado, o que realmente provoca aquecimento.

Volta ao topo da página

11) Nova placa de vídeo trava o micro depois de 20 minutos
Tenho um micro Pentium 233 MMX, com 64mb RAM, Placa Mae Onboard Video HD de 30 GB e recentemente comprei uma placa de video com 8mb, e segundo informações da própria fabricante deveria funcionar normalmente com  166 MMX, mas o que acontece é que o vídeo trava após um tempo de uso de mais ou menos 20 minutos. Trava na internet e na execução de alguns jogos. O que fazer para resolver, já que verifiquei no seu livro e Manutenção e Montagem, mas não consegui achar como resolver?

Resposta:
Você esqueceu de dizer a marca e o modelo da placa de vídeo, o que seria uma informação valiosa. Útil para que eu tivesse um caminho mais claro para a solução do problema, e também para os leitores saberem que esta placa pode potencialmente apresentar problemas. Antes de mais nada, a placa pode estar com defeito de fabricação. Ou ainda, pode ter sido danificada por eletricidade estática durante a sua instalação. Eu mesmo comprei uma placa com o chip TNT2 Pro, com 32 MB, fabricada pela Digitron, que funcionou perfeitamente durante 4 meses, e aos poucos começou a piscar a imagem, travar no boot até que finalmente passou a apresentar apenas faixas colorida quando o PC é ligado. No momento está na loja onde comprei, aguardando substituição, já que tem garantia de 6 meses. Sua placa pode estar com defeito, mas também pode estar sofrendo de aquecimento. Para confirmar, experimente usá-la com o micro aberto, e com um ventilador direcionado para o seu interior. Se assim não travar, então o problema é mesmo aquecimento. Procure então reorganizar os cabos no interior do micro para facilitar o fluxo de ar. Deixe um slot livre ao lado do chip gráfico da sua placa, para facilitar a dissipação do calor. Instale um cooler frontal, jogando ar para dentro do gabinete. Finalmente, não deixe de instalar a versão mais nova do DirectX (www.microsoft.com/directx/) e instale os drivers mais recentes para a sua placa de vídeo, disponíveis no site do seu fabricante.

Volta ao topo da página

12) Não grava ESCD
Tenho um Pentium-II 400 com Hd Quantun de 20 GB, 128 Mb de RAM, Placa de Video AGP ATI de 8 Mb, Placa de Som SBLive da Creative e placa-mãe ASUS P2-99. Recentimente começou a aparecer uma mensagens durante a inicialização do sistema, toda ves que ligo o computador aparece uma mensagem de erro seguida de um longo beep:

ERROR -- Can't Write ESCD 

Gostaria de saber de onde vem esta mensagem. Que posso fazer para resolver este problema?

Resposta:
O ESCD é uma área na qual são armazenadas informações sobre os dispositivos de hardware instalados no PC. Esta área é acessada e gerenciada tanto pelo BIOS como pelo Windows. Sua alteração é feita quando mudamos alguma configuração de hardware, por exemplo, quando instalamos uma nova placa ou quando alteramos certos itens do CMOS Setup. A mensagem Can't Write ESCD desaparecerá quando você habilitar a opção BIOS Update no CMOS Setup (Advanced Menu). O ESCD faz parte da Flash ROM que armazena o BIOS. Se as gravações nesta Flash ROM estiverem desabilitadas, o ESCD não poderá ser atualizado. Existe alguma alteração pendente, em função de alguma alteração de hardware que você fez. Habilitando a gravação do BIOS no CMOS Setup, o problema estará resolvido. Depois que a alteração pendente for feita você poderá desabilitar novamente as gravações na Flash ROM, por questões de segurança.

Volta ao topo da página

13) Problemas para ligar o PC
Tenho um computador AMD K6II 500 MHz com 64 Mb de ram, HD15Gb, placa mãe Soyo off board 512Kb de cache, fax modem Motorola SM56 PCI, placa de som Sound Blaster Audio PCI e placa de vídeo SiS6326 com 8Mb; e está tudo funcionando muito bem. O que vem me tirando o sono é o seguinte "probleminha": quando aperto a tecla POWER não aparece imagem alguma na tela, alguns segundos em seguida, soa um alarme de dentro do pc e eu então tenho que resetá-lo para que ligue corretamente. O que me deixa mais intrigado ainda é o fato desse problema nem sempre ocorrer, pelo que pude observar, ele quase sempre ocorre quando o pc está frio (quando o pc fica algumas horas fora de uso) e quase nunca ocorre quando o pc é desligado e religado no mesmo instante. O que eu devo fazer? Quais os prejuízos eu teria se continuasse utilizando o computador nessas condições? Se possível gostaria que me indicasse um técnico confiável aqui em Goiânia que saiba resolver tal transtorno. Obrigado

Resposta:
Eu diria com 99% de certeza que o problema está na sua fonte de alimentação. Primeiro porque ela é a responsável pelo ligamento do computador. Segundo porque é mais provável que os componentes analógicos da fonte sejam sensíveis à temperatura, que os componentes digitais da placa de CPU. Qualquer técnico iria experimentar a troca da fonte, em primeiro lugar. Para ter 100% de certeza, só mesmo testando através da troca. Se não for problema na fonte, pode existir algo errado na placa de CPU. Devemos verificar se o processador está corretamente configurado, com clock interno, externo e voltagens de acordo com o processador que você tem instalado. Em último caso,  um teste que eu faria nesse caso: retirar todas as placas e periféricos do computador, deixando apenas a placa de CPU e a placa de vídeo. Testaria se o problema ficou resolvido e iria adicionando cada uma das placas e periféricos e testando (é claro, é preciso desligar tudo a cada instalação). Note que este tipo de trabalho não é recomendado para um usuário que não tem habilidades com hardware.


Uma fonte de alimentação

Volta ao topo da página

14) Troca de memória faz o micro fritar
Gostaria de sua ajuda, eu moro no Colorado (U.S.A), recentemente fui presenteado por um amigo. Ele me deu um servidor da Hp cujo modelo é Vectra XU 6/200, que tem a seguinte configuração:
Placa mãe dual Intel com SCSI Onbord, processador Pentium pro 200, 128 MB ram, Hd SCI Seagate Barracuda 4 gb, Pl.Vídeo Matrox 2064w, etc... O problema e que esse meu amigo instalou uma memória SDRAM junto com as outras que são 4 pentes de 32 MB cada, do tipo ECC(4Mx72) 60DD, ele achou que era do mesmo modelo, pois seu formato físico é parecido. Quando ligou o micro, disse ter saído uma fumaça, desde então não funcionou mais. Eu creio que deve ter queimado as memórias, pois já troquei todas as peças menos as memórias, que são muito caras, acima de 200 dólares no site da Hp. Eu gostaria de saber se é a memória mesmo a causa do problema e também se você sabe onde posso encontrar esse tipo de memória com o preço mais acessível?  Se possível mande a resposta para meu e-mail 

Resposta:
Parece fácil instalar memórias, mas o perigo é grande quando o usuário não entende o que está fazendo. Essas memórias são provavelmente do tipo EDO, porém com encapsulamento DIMM/168. É um tipo bastante raro. No Brasil a maioria das memórias DIMM/168 são SDRAM (o tipo que ele provavelmente deve ter instalado), mas em um passado recente, principalmente em PCs de grandes fabricantes, eram usados também módulos EDO com este encapsulamento. Este é o caso do Pentium Pro/200, com barramento de 66 MHz, que ainda operava bem com memórias EDO. Essas memórias operam com tensão de 5 volts, enquanto as do tipo SDRAM utilizam 3,3 volts. Isto pode ter feito as memórias fritarem. Pior ainda, um encaixe forçado em um soquete não compatível pode provocar curto circuitos entre tilhas do soquete. É possível que este curto circuito tenha afetado a placa de CPU. Ela deve usar provavelmente o chipset i440FX, para Pentium Pro, que não suporta SDRAM. Esta placa de CPU provavelmente aceita apenas memórias EDO DIMM/168. Você pode tentar encontrar essas memórias na Kingston (http://www.kingston.com/).

Volta ao topo da página

15) Travamento
Tenho um AMD K6-2, e na maioria das vezes que estou acessando a Internet, ele trava e tenho que reiniciar o PC. O que seria esse problema?

Resposta:
São muitos os motivos que podem levar a um travamento. Se você executa várias outras funções com este PCs, além do acesso à Internet, e os travamentos só ocorrem quando é feito o acesso à Internet, então podem existir problemas no navegador ou no modem. Instale a versão mais nova do navegador que você utiliza, e instale os drivers mais novos do seu modem. Por outro lado, se o PC trava também em outras ocasiões, este pode ser um problema característico da placa de CPU. Existem muitas placas de CPU para K6-2, sobretudo as produzidas pela PC Chips, que têm o mau hábito de travar, travar e travar. Nas lojas de São Paulo, estão chamando esta marca de “placas de CPU para leigos”, porque quem conhece um pouco não quer PCs com essas placas. É claro que os problemas podem ser outros, mas para detalhar outras soluções eu precisaria saber mais sobre o seu computador, e você apenas disse qual era o processador. Se os problemas persistirem envie outra carta, mas dê mais detalhes sobre a configuração do seu PC.

Volta ao topo da página

16) PC faz barulho
Adquiri recentemente um PC AMD K6-2 500 Mhz com a seguinte configuração:  placa mãe Asus P5A-B, 128 Mb de Ram, placa de vídeo de 8Mb, HD de 10.2 GB, kit multimídia Creative 52X mx, placa de som Yamaha e fax-modem Motorola 56K. Desde que comprei essa máquina e comecei a usá-la, ela começou a apitar direto. O técnico veio e trocou o processador, mas ela continua apitando. Notei que isso ocorre quando estou trabalhando com um programa mais pesado e de repente, ela pára de fazer o barulho. O que pode ser e como faço para resolver este problema?

Resposta:
O apito pode ter diversas causas. A primeira coisa a fazer é descobrir onde ele está sendo gerado. Deixe o gabinete aberto e use o computador. Quando começar a apitar, observe atentamente até descobrir de onde o som está saindo. “Apitos” como você explicou, é uma descrição muito vaga. O som pode estar saindo do alto falante da placa de CPU, de um componente da fonte de alimentação ou de algum motor com problemas (no disco rígido, drive de CD-ROM e até no cooler). Creio que a troca do processador foi um tiro no escuro. Duvido que o seu processador estivesse apitando. Insista para que a assistência técnica resolva o problema, pois já que você comprou o PC recentemente, ele ainda está na garantia.

Volta ao topo da página

17) Micro maluco
Há quatro meses comprei um computador K6 2 500 Mhz, 32 MB de Ram, HD de 7.5 GB, CD Rom 52X, placas de vídeo, rede e fax modem onboard e Windows 98 instalado. Sempre que rodo jogos como GP2 ou MAXI, no momento de sair do game aparece uma tela negra e o PC não consegue retornar para o Windows sem eu ter que reinicía-lo ou dar reset. Geralmente, quando vou instalar algum programa também aparece uma outra tela diferente, desta vez, azul, exibindo uma mensagem afirmando que ocorreu um erro OE ou um erro OD acompanhados de alguns números. Ao usar outros programas, como o Internet Explorer 5, por exemplo, o micro sempre trava e quando dou Ctrl+Alt+Del aparece uma janela com a mensagem que o mesmo não está mais respondendo. Para finalizar, ás vezes ligo o PC e o mesmo se reinicia sozinho, sem explicação alguma. Já passei o antivírus mas não encontrei nada. O que pode estar acontecendo com o meu computador? O que posso fazer?

Resposta:
Placa de CPU para K6-2 com som, vídeo, modem e rede provavelmente é a PCChips 598. É uma placa barata e problemática, e esta marca é considerada a pior do mercado, só tem de bom o preço. Esta placa não foi projetada para executar jogos, e sim, para Office applications (Word, Excel, acesso à Internet, etc.). É possível utilizar jogos, mas com muitas restrições de qualidade gráfica e desempenho. Além disso o fabricante não se responsabiliza sobre a compatibilidade com os jogos 3D de última, nem de penúltima geração. Em resumo, você poderá utilizar vários jogos com restrições de desempenho e qualidade visual, mas nem todos funcionarão. É uma questão de sorte. Você pode melhorar a situação instalando drivers mais recentes para o vídeo, bem como a versão mais nova do Directx, obtida em www.microsoft.com/directx/. Travamentos e telas azuis são características de placas de CPU de baixa qualidade. São falhas de hardware que em geral precisam de substituições para a sua solução. Trocar as memórias e a placa de vídeo (instalar uma de verdade e desativar o vídeo onboard), por exemplo. Muitas pessoas compram computadores com a M598 e têm a sorte de um bom funcionamento. Muitas outras passam por inúmeros problemas. Isso é o resultado do uso de componentes, como capacitores e conectores, de baixa qualidade. Alguns funcionam, outros não. Este PC ainda deve estar na garantia, pois 6 meses é o mínimo que as lojas oferecem. Veja se o revendedor/produtor consegue resolver os problemas, talvez trocando por uma placa de CPU igual e “sortuda” – funcionando.

Volta ao topo da página

18) Como usar o multímetro
Sou leitor assíduo de sua coluna no EM, visito com constância seu site, li seu livro Manual de Manutenção e Expansão de PC's (Fora de série); enfim, sou admirador de seu trabalho: como técnico em informática, utilizo suas dicas e ensinamentos para me manter atualizado e resolver aqueles percalços do dia-a-dia. Sou um técnico iniciante e lido com o "arroz com feijão" da coisa: reparos, instalações e montagem. Acho que meu serviço iria melhorar se eu usasse um multímetro para fazer diagnósticos mais precisos de placas, portas e outros dispositivos com defeito: sou leigo em eletrônica (pretendo estudá-la; pois além de ter interesse no assunto, sei que iria facilitar muito minha vida profissional). Agradeço se você pudesse me indicar um site, revista ou livro que ensinasse os macetes do uso do multímetro.

Resposta:
Agradeço as referências elogiosas sobre meu livro. O multímetro é um aparelho que pode ajudar qualquer técnico em seu trabalho, mas sua utilidade não é tão grande no caso de circuitos digitais. Basicamente o multímetro mede três grandezas elétricas: voltagem, corrente e resistência. Em circuitos analógicos, como os de TVs, rádios, aparelhos de som e monitores, acompanhar valores de voltagem é uma boa forma de encontrar defeitos. Através de medições de resistência, podemos verificar se um transistor ou diodo está danificado. Por outro lado, os circuitos digitais não podem ser monitorados tão facilmente com um multímetro. Eles trabalham com freqüências muito elevadas que não podem ser percebidas pelo multímetro. Os equipamentos indicados para “medições” em circuitos digitais são os osciloscópios (preço em torno de 1000 dólares) e o analisador lógico (preço em torno de 5000 dólares). Ainda assim o multímetro pode ter alguma utilidade e é importante saber usá-lo. Ele não vai permitir, como você quer, diagnosticar uma placa, mas poderá ajudar a checar tensões da fonte de alimentação, verificar mau contato em cabos e outras tarefas simples. Em Belo Horizonte, não sei qual é a “rua especializada” em peças de reposição para rádio e TV, mas você não terá dificuldades para encontrar. Já vi nessas lojas, pequenos livretos como “1001 usos para o seu multímetro”, ou similar. As revistas Eletrônica Saber e Antena, encontradas em todo o Brasil, também oferecem livros avulsos para técnicos em eletrônica, explicando o uso de multímetros, osciloscópios e outros equipamentos.

Volta ao topo da página

19) Problema com Windows 98 e fontes ATX
Estou fazendo a manutenção de um K6-2 500MHz, 32MB RAM, HD 10 GB, placa-mãe M599 LMR (Chipset Sys 530 com som, fax, rede e vídeo onboard). Instalei o Windows 95 OSR2 e a fonte ATX desligava automaticamente quando era pedido para desligar o computador. O seu funcionamento estava normal até a instalação do Windows 98. Quando quero desligar o micro, ele pára na tela do logow.sys. Só desliga quando seguro durante uns segundos o botão power. Quando ligo, ele executa o scandisk dizendo que o computador não foi desligado de forma correta. Quanto ao funcionamento do micro, tudo ok. Gostaria de saber mais informações sobre fontes ATX e como proceder em casos como esse.

Resposta:
Para que um PC desempenhe corretamente as funções ligadas ao gerenciamento de energia (ligar, desligar, espera, hibernar), é preciso que estejam instalados corretamente os drivers do seu chipset. Esses drivers são fornecidos no CD-ROM que acompanha a placa de CPU, e são encontrados em versões mais novas nos sites do fabricante da placa de CPU e do chipset. Se esses drivers não forem instalados, vários problemas relacionados ao desligamento podem realmente ocorrer. Tenho observado que a maioria dos usuários, e mesmo um grande número de técnicos não se lembra de instalar esses drivers. A atualização dos drivers de vídeo, som e outros dispositivos também pode ser necessária para resolver este tipo de problema. Quanto às especificações ATX, você poderá encontrá-las com facilidade, por exemplo em:

http://www.tyan.com/products/html/atx_info.html
http://developer.intel.com/design/motherbd/atx.htm
http://www.formfactors.org/
 

Volta ao topo da página

20) Mais uma placa PC Chips travando
Tenho um micro AMD Duron 700, placa Socket A M805LR (PC 266 System Board), placa de vídeo Matrox Mystique 220, som onboard, 128 de Ram, HD Fujitsu MPD3084 AT, placa de fax US Robotics 56K voice in Win, drive de CD Rom de 60X genérico e gabinete ATX. Tenho que pressionar o botão Power duas vezes seguidas para que o micro ligue. E quando ele está fazendo as verificações trava geral me fazendo dar um "reset" (e há ainda outro possível travamento). Uma vez cheguei a repetir o processo três vezes. Gostaria que me ajudasse a resolver este problema.

Resposta:
É mais que conhecido o fato de que as placas PC Chips são campeãs de travamentos, mas o problema pode também estar em outras áreas. Memórias podem estar com problemas ou mal encaixadas. Seria preciso tentar encaixá-las firmemente, ou trocá-las. A fonte de alimentação pode apresentar problemas de ligamento, e falhas podem acarretar os travamentos que você tem observado. Seria preciso portanto experimentar uma outra fonte. Alguma outra placa ou periférico pode estar com problemas e causando quedas na tensão da fonte. O teste a ser feito neste caso é desconectar todas as placas, o drive de disquetes, o disco rígido e o drive de CD-ROM, e tentar ligar o computador. Se o botão Power funcionar corretamente, é possível que algum desses dispositivos seja o responsável. Reconecte todos eles novamente, mas por etapas, testando um de cada vez, até descobrir qual deles causa o problema. Finalmente, existe outro caso comum que é o aquecimento do processador, que resulta em travamentos. Para evitá-lo, utilize um cooler apropriado, para Athlon/Duron, cuja parte de alumínio tenha no mínimo 4 cm de altura. Aplique pasta térmica entre o cooler e o processador.

Como as placas PC Chips são campeãs de travamentos e outras dores de cabeça para o usuário, não deixe terminar o período da garantia para efetuar uma troca. É possível que você faça todos esses testes e não consiga resolver o problema, e que a troca por outra igual resolva tudo. Fica aqui um conselho para os demais leitores: não comprem placas PC Chips. Escolha outras marcas de maior confiabilidade: Intel, Soyo, Asus, FIC, MSI, Supermicro, A-Trend, Gigabyte, Abit, Aopen. Tudo menos PC Chips e Zida/Tomato. Cuidado também com as “franquias” e nomes alternativos das placas da PC Chips, como Alton, ECS e Xcel.

Volta ao topo da página

21) Led de Power não para de piscar
O meu AMD K6-II, 450 Mhz, 64 RAM, fonte AT, 300 W etc. vem apresentando, de maneira não constante, o led de Power piscando. Não percebo alterações na performance em geral. Um técnico "picareta" acha que é excesso de aquecimento na CPU. Instalei um exaustor extra e específico internamente e retiro a tampa da torre. O led continua piscando. Gostaria do seu parecer.

Resposta:
Em dúvidas sobre hardware, é sempre bom informar o modelo da placa de CPU, pois na maioria das vezes posso consultar os manuais e conhecer as peculiaridades de cada placa. Nas placas de CPU modernas, o LED Power pode piscar para indicar quando o computador está em estado de espera (standby). Outras placas mantém o LED Power sempre aceso e possuem um segundo LED (muitos o ligam no Turbo LED, existente em gabinetes antigos) para indicar o modo de espera. É preciso checar se o seu LED Power está ligado no ponto correto da placa de CPU. Por outro lado, é possível que exista um defeito e que o LED pisque aleatoriamente, ou que os drivers de gerenciamento de energia não estejam instalados. Esses drivers são encontrados no CD-ROM que acompanha a placa de CPU. Quanto ao aquecimento do processador, a melhor coisa a fazer não é retirar a tampa, nem instalar um ventilador extra. Muito mais proveitosa é a troca do cooler do processador por um modelo de maior tamanho, e que seja aplicada pasta térmica entre o cooler e o processador.

Volta ao topo da página

22) Lentidão do HSP Micromodem e outros problemas
Tenho um computador Compaq Presario 5000, Windows 98, 128 MB RAM e HSP 56 micromodem que apresenta os seguintes problemas: inicialização lenta e travamento constante trabalhando com softwares como o Office, gravando em disquete e na internet. Não adianta pressionar as teclas Crtl+Alt+Del e tenho de desligar a máquina manualmente, aguardando alguns instantes para ligar novamente. Na internet, não consigo conectar numa velocidade superior a 21600 bps. Com o outro computador de minha residência, usando mesmo provedor, linha telefônica digital e equipamento supostamente inferior, a conexão é mais rápida. Problemas no modem?

Resposta:
Este é um mal crônico do HSP Micromodem. Este é o segundo modem mais problemático do mercado, como divulgo nesta coluna todas as semanas. Ele não é um modem completo, pois não tem DSP (processador de sinais digitais), e depende do processador da placa de CPU para fazer o trabalho que seria do DSP. Os dois principais resultados são a queda de desempenho do processador e baixas velocidades de conexão, principalmente quando o processador da placa mãe não é muito veloz. Além disso a qualidade das conexões deixa muito a desejar, ocorrendo travamentos, quedas de ligação e baixas taxas de transmissão. A troca do modem por um modelo de melhor qualidade provavelmente resolverá o seu problema. O problema da inicialização lenta pode ser solucionado pela desinstalação de softwares que estão sem uso, seguida por uma desfragmentação no disco rígido. A gravação em disquetes é uma operação, que, durante o seu curso, faz mesmo o computador ficar lento. É melhor esperar o término da gravação para continuar trabalhando. Mas travamentos durante o acesso a disquetes não é normal. Pode ser um defeito no drive ou na fonte de alimentação. Os travamentos do Office podem ser solucionados pela instalação de Service Packs, disponíveis em www.microsoft.com.br.

Volta ao topo da página

23) Modem queimado
Tinha uma placa de fax modem US Robotics 56 K. Depois de dois anos, parou de funcionar. Ela era identificada no painel de controle, discava mas sem conectar. Troquei-a por uma US Robotics 33.600. Porém, depois de dois meses de uso, deu o mesmo problema. Gostaria de saber o que está causando a queima das placas. Será a linha telefônica ou um problema no computador? Existe uma oficina especializada no conserto de placas? Vale a pena arrumar?

Resposta:
A queima de placas pode ocorrer devido à queda de raios. Um raio pode cair a vários quilômetros de distâncias mas a sua sobretensão pode se propagar pelos fios da rede elétrica ou da rede telefônica. Mesmo chegando com baixa tensão ao sem modem (200 volts já é uma tensão de raio bastante atenuada), é suficiente para queimá-lo. Os modems possuem entre os seus circuitos de entrada, alguns diodos e um transformador de isolamento. Um técnico habilidoso e dedicado (sim, é preciso ser dedicado, pois muitos preferem trocar o modem inteiro que vencer o desafio de descobrir e substituir um componente defeituoso, já que isso normalmente dá muito trabalho) poderá fazer o conserto, mesmo que utilize peças retiradas de um outro modem estragado (sucata). Crie o hábito de desconectar o modem da linha telefônica quando o tempo ameaçar tempestades, e também quando for se ausentar por mais de um dia do local onde está o computador. Alguns filtros de linha possuem um conector adicional para desconectar a linha, o que facilita o trabalho. Se fizer a desconexão manualmente, não faça no conector do modem, e sim no conector da parede. Isso evitará estragar o conector RJ-11 existente no modem por manuseio excessivo.

Volta ao topo da página

24) Instalação do Windows mal feita 
Comprei um K7 850MHz Thunderbird e uma placa-mãe K7VTA-B Soyo. Tenho 128 MB RAM, 20 GB, 3.2 GB placa de vídeo G-Force 2 MX 32MB. Estou com um problema de hardware forçado num dispositivo que está usando o recurso de intervalo de entrada/saída do meu controlador IDE Secundário e do VIA Bus Master PCI IDE Controller. Já configurei manualmente, mas não adiantou. Então desabilitei este dispositivo. Também comprei um modem da 3com US Robotic 3595A e quando começo a usar várias coisas ao mesmo tempo o PC fica lento ou trava. Isso está acontecendo apenas quando uso o modem. Dá para me ajudar?

Resposta:
A placa que uso no meu computador principal, onde trabalho a maior parte do tempo, é também uma Soyo K7VTA-B. É uma excelente placa, eu a recomendo para todos os que desejam um PC de alto desempenho. O seu computador deve estar com um erro que a maioria dos integradores de hardware cometem quando montam PCs. O método errado é: 1) Fazer a montagem mecânica (encaixar e aparafusar); 2) Instalar o Windows; 3) Instalar os drivers das placas de expansão (modem, vídeo, etc.). O erro é que, logo depois de instalar o Windows, é preciso instalar os drivers da placa de CPU. Inclusive recomendo que todas as placas de expansão, exceto a de vídeo, sejam conectadas apenas depois que o Windows estiver instalado, e depois da instalação dos drivers da placa de CPU. Esses drivers são fornecidos no CD-ROM que acompanha a placa de CPU, e também podem ser encontrados no site do fabricante da placa e do chipset (http://www.soyo.com/ e http://www.via.com.tw/, no seu caso). Quando os drivers da placa de CPU não são instalados, vários problemas podem ocorrer: a) Anomalias na imagem em programas que usam modos 3D; b) Problemas de conflitos de IRQ e DMA; c) Problemas no gerenciamento de energia e desligamento; d) Mau funcionamento de placas de expansão; e) Queda de desempenho nas interfaces IDE; f) Outras anomalias diversas, dependendo das placas de expansão instaladas. Instale os drivers da sua placa de CPU e provavelmente os problemas serão resolvidos. Quanto à lentidão e travamento no uso do modem, esta é uma característica dos Winmodems. São baratos mas consomem muito tempo do processador, o que prejudica o funcionamento de muitos programas de forma simultânea.

Volta ao topo da página

25) Drive de CD-ROM defeituoso
Tenho um K6 II 333 MHz com 128 MB de memória RAM e estou tendo um problema com o drive de CD Rom (Infra 40X da Creative). De repente, ele parou de funcionar. Toda vez que coloco um CD no compartimento de leitura, ele é ejetado após alguns segundos. O problema acontece mesmo antes de iniciar o Windows 98.

Resposta:
Infelizmente muitos drives de CD-ROM estragam com o passar do tempo. Até mesmo os atuais modelos Creative 52x, muito comuns no mercado brasileiro, estão apresentando problemas. Tenho aqui 6 desses drives, e 2 apresentaram erros. Tive informações de que existem falsificações desses drives. É possível portanto que o seu drive esteja precisando ser substituído. Você pode antes disso experimentar fazer uma limpeza nas cabeças, utilizando um CD de limpeza, que é encontrado com facilidade nas lojas de CDs musicais.

Volta ao topo da página

26) Problema de desligamento no Windows 2000
Adquiri um PIII 550 e instalei o Win 2000 que, a princípio, funcionou perfeitamente, bem como o Linux Conectiva 6.0. Porém, de uma hora para outra, se mando desligar o Windows ou entrar em stand by ele reinicia o computador. Existe algum service pack para corrigir este problema caso seja um Bug? No Linux, ao dar shut down, o computador desliga perfeitamente.

Resposta:
Antes de mais nada, instale o Service Pack 1 do Windows 2000, ele serve mesmo para resolver alguns problemas. Independentemente disso, é possível que sua placa esteja com problemas de gerenciamento de energia. Esses problemas são solucionados quando você instala os drivers do chipset da sua placa de CPU. Sem instalar esses drivers você poderá ter problemas relacionados com energia, o funcionamento da placa AGP, o funcionamento das interfaces IDE e o gerenciamento de recursos de hardware (IRQ, DMA, etc.). Esses drivers podem ser encontrados no site do fabricante da sua placa de CPU.

Volta ao topo da página

27) Consertando fontes
Estou com duas fontes ATX. Uma liga a ventuinha da fonte e o culer, mas não liga a máquina. A outra tem alimentação no primário, mas não tem no secundário. Nas duas não consigo achar o defeito. Alguma dica?

Resposta:
Parece que você está com a ingrata tarefa de consertar fontes de alimentação. Como uma nova custa 40 reais e levando em conta o custo da sua mão de obra, normalmente não vale a pena fazer este conserto. Entretanto, usando esquemas, peças de reposição e equipamento de testes adequado (osciloscópio), o conserto pode ser feito – mas cuidado com as altas voltagens que não podem ser medidas diretamente com o osciloscópio – é melhor você fazer um divisor de tensão, usando dois resistores em série, um de 10 k e outro de 1M. Ligue no terra um terminal do resistor de 10k; o ponto de encontro dos dois resistores deve ser usado para as medidas com o osciloscópio, e o outro terminal do resitor de 1M deve ser ligado (use um fio como extensão) nos pontos da fonte a serem medidos. Assim a voltagem que chegará ao osciloscópio será 100 vezes menor que a real. Alguns osciloscópios já possuem um divisão de tensão interno para essas finalidades. Podem existir problemas em capacitores, transitores e reguladores de voltagem. Se o ventilador liga, significa que a tensão de +12 está operacional, mas pode existir problema na saída de +3,3 volts, responsável pelo funcionamento das placas. A fonte que tem alimentação no primário mas não no secundário obviamente está com problema no seu transformador – um dos enrolamentos deve estar partido. Se você tiver uma outra fonte igual e defeituosa poderá fazer a troca. Se não conseguir, guarde essas duas fontes para servirem como “doadoras de componentes” no conserto de outras fontes.

Volta ao topo da página


28) Travamentos e arquivos corrompidos
Tenho um Intel Celeron 533, placa onboard PCChips 755LMR-H, modem PCTel HSP56MR, HD Quantum Fireball 30GB, 192RAM. Meu sistema é o Windows 98 SE, Office 2000 Premium, Norton Internet Security. O micro travava constantemente e exibia alertas ocasionais de estouro de pilha VxD e de aplicativos. Obtive a solução com a instalação de mais memória (antes era 64MB). Instalei o DOS completo. O modem estava instalado na "com 4" e desinstalou sozinho quando fui utilizar o MS Outlook. Só consegui reinstalá-lo na "com 6". O acesso à internet se faz a 50,6Kbps. O anti-vírus detectou um Trojan como MSREXE.exe - Winloader e tive que
excluir o arquivo e suas menções baixando o discador. Será por isso que o driver do modem se corrompeu?

Resposta:
Vírus podem corromper arquivos, mas a causa mais comum para este problema são os desligamentos indevidos, que ocorrem durante travamentos. Nessas situações, diversos arquivos podem ser perdidos e alguns podem ficar truncados ou corrompidos. Normalmente ao detectar um arquivo problemático, podemos gravar por cima uma nova versão, reinstalando drivers ou então copiando arquivos de sistema encontrados no CD-ROM de instalação do Windows. Quando isto não funciona, podemos instalar novamente o Windows, por cima do diretório \Windows. Este tipo de instalação preservará os aplicativos e todas as configurações, e poderá resolver muitos problemas como este.

Volta ao topo da página

29) Problemas no teclado durante o boot
Meu PC é um Pentium II placa-mãe PC 100, 350 MHz MMX, placa de som CMi8338/c3dx da C-Media, modem Cirrus, data fax Voice. Usava o Win 98se e agora Win Me. No "iniciar" aparece o teste de memória RAM (128MHz) e depois uma mensagem de "wait". Tenho que apertar a tecla de espaço para continuar. Aparece então o HD e os dois drives de CD (leitora e gravadora). Aperto a tecla de espaço e, então, vai para o boot no IDE. Isto é defeito? Tem conserto? A tecla control não funciona mais. Para utilizar o DOS tenho de adivinhar o comando desejado. Quando uso o fdisk, o prompt vai para cima e fica melhor. Já reformatei o HD mais de 38 vezes. O serial wave device para modem faz um ruído agudo após desconectar, mesmo com o  alto-falante da CPU desligado.

Resposta:
Parece que existe problema no seu teclado, experimente trocá-lo. Já vi um teclado que tinha esse mesmo problema. Não adianta formatar o disco rígido. Antes de formatar o HD dezenas de vezes, recomendo aos leitores que problemas de hardware sejam investigados. A formatação e a reinstalação de software resolvem problemas causados por arquivos corrompidos. Uma única reinstalação é suficiente. Se o problema persistir, é melhor investigar outras causas. Quanto ao Serial Wave Device, recomendo que você entre no site do fabricante do seu modem e obtenha os drivers novos para Windows ME, já que alguns drivers para Windows 98 podem apresentar problemas.

Volta ao topo da página

30) PC instável após upgrade
Fiz um upgrade de alguns itens no meu computador, que era um K6-2 400, 128 MB de RAM e 10 GB de HD Quantum Fireball LCT (tudo numa motherboard Pcchips com vídeo, fax e som onboard. Adquiri um Pentium III de 866 MHz, motherboard Asus CUV4x-c, 256 MB de RAM, fax-modem USR 56k/x, placa de som Genius Sound Maker Live e placa de vídeo Voodoo 3000 AGP de 16 MB - mantendo apenas o HD. Porém, a máquina nova está dando problemas a todo instante. Quando ligo o PC, aparece a frase "Secondary Slave Drive Fails", após a contagem da memória. Antes de aparecer "Iniciando o Win 98", aparece "Error - Can´t write ESCD". Não consegui instalar o Office (97, 2000 e XP). Tive que formatar o HD quatro vezes, algumas devido à instalação do Office e outras devido a problemas no arquivo winaspi.dll. O Windows está muito instável. As janelas do IE fecham sozinhas. O PC não apresenta conflitos de hardware na tela do gerenciador de dispositivos.

Resposta:
É preciso checar se os jumpers dos discos Master e Slave estão configurados corretamente. O cabo flat IDE de 80 vias tem um conector azul que deve ser ligado na placa de CPU, enquanto os outros dois conectores devem ser ligados nos drives. A mensagem Can't Write ESCD desaparecerá quando você habilitar a opção BIOS Update no CMOS Setup (Advanced Menu).
No menu Chip Configuration, use a opção SDRAM Configuration by SPD. Verifique ainda se processador está utilizando um cooler apropriado, com parte de alumínio de 4 cm de altura ou mais. A temperatura do processador não deve ser superior a 70 graus, o que causa instabilidades. O ideal é que fique abaixo de 60 graus. Se a temperatura estiver alta, será preciso aplicar pasta térmica entre o processador e o cooler. Teste a memória do seu PC usando o programa PC-Certify, encontrado em http://www.eurosoft-usa.com/.

Volta ao topo da página

31) Drive de CD-ROM inacessível
Não tenho conseguido acessar a unidade D no meu PC. Sempre que insiro um CD e tento abrir aparece a seguinte mensagem: "D:\não está acessível. O dispositivo não está pronto". O último programa que consegui instalar foi um CD da revista Expert Premium contendo o Kit de proteção Symantec (Norton Utilities 4.0/Norton AntiVirus 5.0/Norton CrashGuard 4.0/ PC AnyWhere 8/Norton Clean Sweep 4.5/ WinFax Pro 8.0). Após esta instalação, não consigo rodar mais nada na unidade D. Será que a instalação de algum destes programas está impedindo o uso da unidade D?

Resposta:
Um travamento durante a instalação de um software pode fazer algum componente do Windows deixar de funcionar. O mesmo pode ocorrer com softwares com bug, mas não creio que seja o caso do pacote da Symantec, utilizado por milhares de pessoas só no Brasil. É possível que exista um defeito físico no seu drive de CD-ROM. Para tirar a dúvida, faça um boot com o disquete de inicialização do Windows e escolha a opção “Boot com suporte a CD-ROM”. Neste modalidade, os módulos do Windows não serão carregados, apenas o núcleo do MS-DOS e os drivers de modo real para acesso ao CD-ROM. Se ainda nesta modalidade o drive de CD-ROM não funcionar, significa que existe um problema de hardware, e não de software. Pode ser um defeito no drive, cabeça suja ou mau contato em um dos seus cabos. Por outro lado, se o CD-ROM funcionar nesta modalidade, copie os arquivos do diretório \WIN9x para o disco rígido, e faça a instalação a partir desta cópia. Instale o Windows “por cima”, sem formatar o disco rígido, o que irá repor arquivos que tenham eventualmente sido corrompidos ou apagados.

Volta ao topo da página

32) Lixo na tela
Gostaria de saber se minha placa mãe Acer M1531 com processador AMD K6-266 aceita memória Dimm PC100 sem problemas. Uso na placa quatro pentes de memória Simm de 16MB. Tem acontecido travamentos nesta máquina, aparecendo na tela uns caracteres esquisitos, como desenhos. Só volta quando dou Reset. Como posso resolver isso?

Resposta:
A última vez que vi isso acontecer em um PC, havia uma geladeira ligada em  uma tomada próxima. Cada vez que a geladeira ligava o compressor, o PC travava e a tela ficava cheia de lixo. O transiente gerado na rede elétrica não estava sendo filtrado pela fonte, e passava para a alimentação interna dos chips, adulterando dados na memória e gerando o travamento e o lixo na tela. Um estabilizador de voltagem pode resolver o problema. Verifique se existe algum aparelho com alto consumo de corrente junto ao seu computador, ou então ligado na mesma fase. Se existir, o problema continuará mesmo se você trocar as memórias. Aliás, não podemos afirmar com certeza se existe ou não algum problema na sua memória. A forma mais simples de saber se sua placa suporta memórias DIMM é abrindo o gabinete e verificando os soquetes de memória da placa de CPU. Note que não é possível misturar memórias SIMM/EDO/FPM com memórias DIMM/SDRAM. Você precisará remover seus atuais módulos SIMM para instalar o novo módulo DIMM.

Volta ao topo da página

33) Mouse inativo
Tenho um Pentium II 450, 64MB e Windows 98. Ele inicia normalmente, mas não reconhece o mouse. Ele não funciona, é como se nem estivesse conectado. Também não dá mensagem de erro. Após ir no painel de controle/sistema e mandar atualizar a lista com os dispositivos, o mouse volta a funcionar sem dar nenhuma mensagem de encontrado novo hardware. Já tentei com outro mouse e acontece a mesma coisa. Também já reinstalei o Windows, instalei drives atualizados e mudei configurações no bios. O mouse é Logitech, mas acredito que o problema não tem a ver com a marca.

Resposta:
Você fez bem em trocar o mouse, pois em casos como esse é possível que o próprio esteja defeituoso. Existe também a possibilidade de existir problema na interface na qual você está ligado o mouse. Se você está usando a COM2, passe o mouse para a COM1. Se ainda tiver problemas, experimente trocar o tipo de mouse. Os modelos seriais com conector DB-9 são ligados na COM1 ou na COM2. Os modelos PS/2 são ligados na interface padrão PS/2, que usa o mesmo tipo de conector que os teclados modernos (mini DIN). Se você estiver usando um mouse com conector DB-9, existe a remota possibilidade da fonte estar com problemas na tensão de +12 ou –12 volts. Essas duas tensões são usadas para a alimentação do mouse. Se você usar um mouse PS/2, a tensão usada será de +5 volts, escapando assim dos problemas na fonte. Mas se o problema realmente estiver na fonte, e bom que seja substituída, já que poderão ocorrer outros problemas nos demais circuitos alimentados pelas tensões de +12 e –12 volts.

Volta ao topo da página

34) PC com problemas na cache
Formatei meu computador. Após dar o boot pelo disco do Windows 98 e tentar instalar o mesmo novamente, recebi a mensagem "não foi possível instalar o Windows, favor verificar o cache de seu computador". Como resolver isso?

Resposta:
O programa de instalação do Windows detectou que existem problemas na cache L2 do seu PC. Para confirmar isso, você pode usar o teste de memória cache, existente no programa PC-Check, que pode ser obtido gratuitamente em versão DEMO, em http://www.eurosoft-uk.com/. Uma outra forma de confirmar isso é desabilitando a cache L2 (externa) no CMOS Setup. Se com esta providência o Windows puder ser instalado, significa que é realmente lá onde está o defeito. Nos PCs modernos não é possível substituir a cache L2, que está soldada na placa de CPU, ou então embutida no processador. Se o seu processador é um dos que possui cache L2 embutida (Pentium II e superiores, Athlon ou Duron), será preciso trocar o processador. Se for Pentium, Pentium MMX, Cyrix 6x86 ou AMD K6/K6-2, a cache está na placa de CPU, formada por chips SRAM. Normalmente esses chips são soldados e não podem ser trocados, mas algumas placas de CPU produzidas entre 1995 e 1997 possuem cache L2 formada por um módulo COAST. Esses módulos não são mais produzidos, mas podem ser encontrados em lojas de peças de segunda mão. É realmente necessário que o processador trabalhe com cache L1 e L2, caso contrário ficará muito lento. Lembro aos leitores que ao enviarem dúvidas sobre hardware, é sempre bom descrever o melhor o computador, indicado o processador, a velocidade e quaisquer informações adicionais que saibam.

Volta ao topo da página

35) Problema na instalação do modem
Após formatar o HD, fiz a instalação do Windows 98 SE normalmente. Acontece que meu modem não está sendo identificado. Quando inicio o Windows, ele detecta novo hardware, como PCI Communication Device. Quando tento atualizar o  driver do modem, ele o faz normalmente. O erro é que não consigo discar e quando tento obter informações no modem para saber modelo e essas coisas, diz que não há comunicação com o mesmo. Se tento adicionar modem, ele é procurado na COM 1 e 2 e não é detectado. Antes da formatação, tudo funcionava. Indica também que está na COM 5. Isto é normal? O que pode estar acontecendo?

Resposta:
Seu modem pode não estar funcionando por conflito de hardware ou pelo uso dos drivers errados. A forma mais fácil de eliminar os conflitos é desabilitar a COM2 no CMOS Setup, fazendo com que o modem seja instalado como COM2 / IRQ3. Use o Gerenciador de Dispositivos para checar se existe algum problema relatado no modem, como conflitos ou falta de drivers. O outro problema é o uso do driver correto. Você precisa saber a marca e o modelo do seu modem para acessar o site do fabricante (use o computador de um colega) e obter os drivers atualizados para o seu modem.

Volta ao topo da página

36) Cooler barulhento
Possuo um Athlon de 800 MHz montado numa placa-mãe Asus A7V 133. Após uns três meses de uso, o cooler existente na placa-mãe começou a zunir. Isso ocorre toda vez que ligo o computador, mas depois de alguns minutos ele silencia. Gostaria de saber se isso é normal. Fiquei sabendo que este cooler é difícil de encontrar e trocá-lo pode danificar a placa-mãe. Isso é verdade?

Resposta:
Às vezes isso ocorre porque existe algum cabo encostando na hélice do cooler, mas na maior parte dos casos é causado pelo próprio desgaste do cooler, que pode ser prematuro nos modelos de baixa qualidade (os mais baratos). Sugiro que você use um cooler da Thermaltake, são mais caros mas apresentam boa refrigeração e são de boa qualidade. Ao fazer a troca é preciso prestar atenção na orientação do cooler no soquete, pois se não tomarmos cuidado podemos danificar o processador.

Volta ao topo da página

37) Disco rígido dá “tela azul”
Quando meu Winchester está na minha máquina, dá tela azul de erro de Explorer Kernel 32.dll. Se eu colocar outro Winchester, funciona normal. E meu Winchester funciona normal em qualquer outra máquina. O que pode estar acontecendo?

Resposta:
Lembro que a palavra “winchester” caiu em desuso, e hoje em dia é usado o termo “disco rígido”. Problemas de “tela azul” podem ocorrer quando trocamos um disco rígido de um computador para outro sem reinstalar o Windows. A versão existente em um computador terá configurações e drivers próprios para este computador, e não funcionará se o disco for simplesmente transplantado em outro computador. O procedimento correto é sempre reinstalar o Windows quando um novo disco rígido primário (C) é colocado no computador. Sugiro que você adote o seguinte procedimento: 1) Instale o disco rígido problemático no seu computador e use o comando Detect IDE no CMOS Setup. Programe-o com PIO Mode 4, deixe desativada a opção DMA; 2) Use os programas FDISK e FORMAT para inicializar o disco rígido; 3) Instale o Windows a partir do zero; 4) Instale os drivers do chipset da sua placa de CPU, obtidos no site do fabricante da placa; 5) Faça testes exaustivos no disco rígido, usando o programa SCANDISK.

Este é o método correto de instalação. Se os problemas persistirem é preciso investigar outros componentes de hardware, como os cabos e a fonte de alimentação do seu PC.

Volta ao topo da página

38) CD-ROM de restauração
Gostaria de saber se é possível alguém me ensinar como montar um CD-Rom de restauração, como esses que acompanham um computador de marca. Todos os meus programas são legais.

Resposta:
Esses CDs de restauração criados pelos fabricantes são compostos de um backup e um programa de restauração fácil de ser usado por leigos. Não necessariamente você precisa ter um desses programas especiais de restauração, que normalmente são de propriedade do fabricante do computador. Um programa de restauração que pode ser usado é o Norton GHOST. Este programa lê todo o conteúdo do disco rígido e grava um “arquivão” com todos os dados. Existem dois utilitários no GHOST, um para gravação e outro para restauração. Portanto você poderia criar um CD-ROM de restauração contendo apenas este arquivo e o programa de restauração (que por sinal funciona no modo MS-DOS). Para restaurar é preciso executar o boot com um disquete de inicialização, escolhendo a opção “Boot com suporte a CD-ROM”, e então usar o seu CD-ROM de restauração.

Outra forma simples consiste em fazer cópias diretas dos diretórios existentes no seu disco rígido, mas este método tem limitações. Não poderá ser usado, por exemplo, se o Windows não puder ser inicializado devido a um problema mais sério.

Volta ao topo da página

39) PC trava ao salvar arquivos
Possuo um Pentium 166 MHz, 64 MB de RAM e HD de 10 GB. Uso programas do tipo Corel Draw e Photoshop, só arquivos pesados. Quando trabalho com arquivos de 30 megas ou dou um comando para salvar ou imprimir, ele processa mas, no final, o monitor apaga, a imagem some, mas a CPU continua ligada. A minha placa de vídeo está com 2 megas. O que devo fazer? O problema é com a placa de vídeo, o monitor ou outro?

Resposta:
Se você trabalha com esses programas de forma profissional, ou seja, se recebe pagamento por esses trabalhos, vale a pena investir em melhorar o computador, o que resultará em aumento da sua produtividade. Manipular um arquivo de 30 MB em um PC com 64 MB pode ser pouco produtivo. Considere seriamente a expansão para 128 MB. As memórias estão hoje bem baratas. Pagamos cerca de 100 reais por 128 MB de RAM, e esta expansão pode resolver muitos problemas de lentidão e até travamentos. Não é possível identificar por carta, o motivo que leva o seu computador a travar nas operações com arquivos. Apenas é possível dar um palpite, e a falta de memória é realmente um palpite forte. A placa de vídeo também é modesta para essas aplicações, mas não recomendo a sua troca, a menos que seja feito um teste prévio, checando se uma placa com mais memória elimina o problema. Note que este computador tem uma configuração boa para os padrões de 1996. Está defasado em 5 anos e pode utilizar com eficiência programas daquela época. Ao instalarmos programas mais recentes, normalmente um computador mais antigo deixa a desejar. Apesar dos softwares funcionarem, fica cada vez menos produtivo em com maiores chances de ocorrerem anomalias.

Volta ao topo da página

40) PC trava no boot
Tenho um AMD Duron 750 mhz, 128 MB de Ram, 8 MB de vídeo compartilhada, HD de 20 gb, gravador de CD, modelo LG 8x4x32. Quando reinicio o computador (Ctrl+Alt+Del ou o botão Reset) a tela pára com a seguinte mensagem:

Wait… 
Auto-Detecting Pré Slave… ATAPI CD ROM
Auto-Detecting Sec Master… Not Detected
Auto-Detecting Sec Slave… Not Detected

Se reinicio novamente acontece o mesmo. Tenho que desligar o micro (na tomada) para voltar ao normal. O que está acontecendo? Aproveito para perguntar se posso gravar em CD, músicas com extensão Mid para ouvir no aparelho de som.

Resposta:
Durante o processo de boot são feitos vários testes antes do carregamento do sistema operacional. No seu caso, parece que existe um travamento durante ou depois da detecção das interfaces IDE. Sugiro que inicialmente você programe no CMOS Setup os itens Sec Master e Sec Slave como DISABLED. Se o problema persistir, instale o drive de CD-ROM como Secondary Master (ou seja, ligue-o na segunda interface IDE, mas note que será preciso também alterar seu jumper para Master). Depois da detecção dos dispositivos IDE, o BIOS procura ROMs em placas de expansão (que normalmente não existem, a menos que o seu PC utilize uma interface SCSI ou outra que possua ROM, mas elas são muito raras). Acho mais provável que o exista mesmo um problema na detecção dos dispositivos IDE. Em casos como este podemos desativar a opção AUTO e programar manualmente o disco rígido e o drive de CD-ROM. O disco rígido deve ser programado com o número de cabeças, cilindros, setores e LBA ativado. O drive de CD-ROM deve ser programado como ATAPI CD-ROM ou então como DISABLED (mesmo como disabled funciona perfeitamente). Essas providências tornam inclusive o boot mais rápido.

Volta ao topo da página

41) Erro de proteção no Windows
Tenho um Pentium III 800MHz, barramento 155MHz, 128MB RAM, Placa-mãe ASUS P3V4X, CD-ROM de 52X da Creative, Placa de vídeo 32MB Riva TNT2 AGP da NVIDIA, Windows ME,Gravador de CD Mod HP Writer 9150i. As vezes quando jogo um jogo chamado "Deadly Tide", ou navego, quando vou desligar, as vezes aparece uma tela azul dizendo:

"Erro de proteção do windows.Voce deve reiniciar seu computador.
Sistema Paralizado"

ou ele se reinicia, ja aconteceu de desconfigurar o vídeo. ja reinstalei os progamas que tenho em meu pc, inclusive o windows e instalei um progama que peguei no Windows Update, que faz o Windows ME atrasar em 2 segundos o desligamento, para poder salvar os arquivos e um DIRECTX 8.0.
O que pode estar ocorrendo com o meu pc?

Resposta:
Desculpe, o barramento não pode estar em 155 MHz, deve ser 133 MHz. Se estivesse mesmo em 155 MHz, esta seria a causa do problema: o overclock, que faz o processador operar com clock acima daquele para o qual foi projetado. Em muitos casos o overclock funciona, mesmo assim deve ser feito como hobby, por especialistas em hardware que sabem o que estão fazendo. Na maioria das vezes o overclock não funciona, ou causa anomalias, ou queima o processador. Supondo que o seu PC esteja operando com barramento de 133 MHz, que é o certo, é preciso checar se a memória está corretamente configurada. Existem diferentes chips de memória para 133 MHz. Apresentam marcações –75, -7 e –6. Os de –75 são mais lentos e necessitam operar com latência do CAS = 3 no CMOS Setup. Portanto, antes de mais nada, entre no Advanced Chipset Setup e programe este parâmetro como 3. Outra providência importante é usar drivers atualizados para a sua placa de vídeo. Tenho utilizado o driver “Detonator”, encontrado em http://www.nvidia.com/, e os resultados têm sido muito bons.

Volta ao topo da página

42) PC novo com problemas
Comprei um computador Pentium III, 700mhz, P3B-F, monitor Samsung de 15", placa de video VGA AGP 32mb DIAMOND VIPERII 2200 OEM, MEM 64 MB SEMIBRAND PC 100, PLACA DE M/FAX 56K US-ROB 3594 PCI WIN/MODEN há apenas 24 dias. Só hoje consegui usar a internet, pois a placa de modem informava que estava discando e concluía dizendo: "Não responde". A loja afirma que a placa não apresenta nenhum problema mas substituiu por uma outra de modelo diferente que está funcionando. Estou preocupado, porém com o fato de que quando reinicio o computador, após ele estar no modo de espera, já pela 2ª vez, a tela volta tremendo - fora do Windows, ainda dentro do sistema operacional. Já comuniquei o fato à loja e o diretor-técnico pediu-me para observar em que situações isto ocorre, e não me pareceu valorizar o problema. Gastei R$ 2800,00 - divididos em 6 vezes - e estou preocupado. Pergunto: O que pode estar acontecendo? Qual seria a solução? Juridicamente, parece que tenho até 30 dias para desfazer o negócio. Aguardo resposta urgente. Abraços e obrigado.

Resposta:
Os PCs montados em lojas nem sempre recebem dos seus montadores, o capricho que mereciam ter. Normalmente a montagem desses micros consiste em encaixar e aparafusar peças e instalar o Windows na configuração padrão. O “ajuste fino” raramente é feito nesses casos. Este é o caso do gerenciamento de energia. O mercado está cheio de produtos acompanhados de drivers que não funcionam de forma 100% perfeita, principalmente no Windows ME. Já constatei que muitos desses drivers desativam ou entram em conflito com o gerenciamento de energia, e é preciso buscar os drivers mais recentes nos sites dos fabricantes. Até as placas de CPU precisam de drivers para que todos os seus recursos funcionem, principalmente o barramento AGP e o gerenciamento de energia. Muitas são acompanhadas de drivers para Windows 98 que não funcionem bem no Windows ME. Muitos pequenos produtores nem instalam os drivers da placa de CPU. O resultado é que temos PCs que dão boot, instalam e rodam bem os programas, mas apresentam uma infinidade de “probleminhas”. Existem PCs que não retornam do estado de espera e precisam de um RESET. Existem outros que, ao entrar no estado de espera, retornam sozinhos depois de 1 segundo. Tudo isso é falta de ajustes finos na configuração, tarefa que não deveria caber ao usuário, e sim ao produtor do PC. Seu micro não tem defeito, ele foi apenas mal montado, não quanto aos encaixes e parafusos, esta é a parte fácil, mas quanto aos ajustes finais. É preciso procurar drivers mais recentes para a placa de CPU, monitor e placa de vídeo, no site dos respectivos fabricantes, possivelmente esta é a causa do problema.

Volta ao topo da página

43) Clock errado
Fiz um upgrade em meu PC, ANTES era um 233 MMX, 32 Ram, HD 8.0 G., Drive de CDROM de 48x, Windows 95. Troquei apenas o pente de memoria e o processador, 64 Ram e AMD K6II 500. Pesquisei no manual da Placa mãe e vi que era possivel afinal tem apenas 6 meses de uso (é nova). Troquei os dois e formatei o HD. Ele reconheceu o processador e a memoria, depois instalei o Windows 98 SE. Mas quando inicio o PC no quadro da Bios aparece o Processador AMD K6II mas na parte de CPU CLOCK aparece 233. Por que ainda aparece no CPU CLOCK 233 ao inves de aparecer 500?

Resposta:
Processadores Pentium, Pentium MMX, K6-2 e similares, não são capazes de “informar” automaticamente à placa de CPU, o seu clock. É preciso configurar através dos jumpers da placa de CPU, as seguintes informações:

a) Velocidade das memórias, no seu caso possivelmente 100 MHz
b) Clock externo do processador, que é de 100 MHz no K6-2/500
c) Clock interno do processador, que é de 500 MHz. Em geral as placas não pedem o clock interno, e sim o multiplicador, que deve ser 5x.
d) Voltagem do processador. Existem modelos do K6-2/500 com 2.2, 2.3 e 2.4 volts. A voltagem correta está indicada na face superior do processador. Se você não configurou a voltagem, ele ainda está com os 2,8 volts usados pelo Pentium MMX, o que poderá queima-lo. 

Parece que é fácil encaixar uma memória, encaixar um processador e instalar o Windows, mas existem muitos detalhes técnicos que devem ser conhecidos. No meu site existem dezenas de artigos nos quais ensino os usuários a fazer instalações de forma correta, não existe razão para fazer sem saber. Processadores mais modernos, da linha Pentium III, Celeron, Athlon e Duron, não exigem tais programações, pois informam tudo automaticamente à placa de CPU. Ainda assim é preciso ler as instruções do manual da placa de CPU antes de fazer upgrades de hardware.

Volta ao topo da página

44) Faltam os drivers de som
Fiz um upgrade na maquina, tinha um 586 e agora e pentium 120, porem não consigo configurar o som, tenho instalado o win95, e qdo ligo a maquina aparece o seguinte: "encontrado novo item de hardware", instalar, cancelar, sair, já tentei instalar, ele pede os driver, coloquei o Cd, já mandei procurar na Internet e nada, o q devo fazer?

Resposta:
O Windows 95 terá dificuldades para instalar automaticamente vários dispositivos de hardware, como por exemplo, todos aqueles que foram produzidos após o seu lançamento. Se você instalar o Windows 98 e a sua placa de som for Plug and Play, existem grandes chances de ela ser reconhecida e que sejam usados os drivers nativos do Windows 98. Se não for o caso, você terá que identificar a marca e o modelo da sua placa de som, encontrar o site do fabricante e obter os drivers mais novos. Com esses drivers o Windows 95 poderá acessar perfeitamente a sua placa de som. Note que existiam os drivers corretos, já que no seu antigo 586 o som funcionava perfeitamente. Se a sua placa de som tiver marca conhecida, será mais fácil chegar ao site do fabricante. Se for uma placa genérica, pode ser um jogo de esconde-esconde chegar ao fabricante e aos drivers. Comece anotanto o número do chip principal da sua placa de som e procurando por este número em um site de busca. Por este caminho você tem grandes chances de chegar aos drivers.

Volta ao topo da página

45) K6-2/500 opera com apenas 366 MHz
Acabo de adiquirir uma placa SIS 530 e um processador K6II-500. não consigo fazer com que o processador funcione em sua velocidade máxima, apenas com a velocidade de 366 com o barramento de 66 Mhz. Tenho 128 de Ram e um disco de 20 Gb da Quantum. Como faço para conseguir que meu micro funcione com 500Mhz e barramento 100Mhz?

Resposta:
O barramento de 100 MHz, o multiplicador 5x e a voltagem do processador são programados através de jumpers da placa de CPU, e as instruções estão no seu manual. Muitas placas de CPU possuem essas configurações no CMOS Setup, ficando ainda mais fácil faze-las. Note que é preciso que a memória realmente seja padrão PC100 (8 ns ou 125 MHz). Memórias com indicação –100 (100 MHz) ou –10 (10 ns) nos seus chips não são capazes de funcionar corretamente a 100 MHz, tem que ser de 8 ns ou 125 MHz. Mesmo se você configurar tudo isso corretamente, o processador pode não funcionar por excesso de aquecimento. Use um cooler grande, com parte de alumínio com 2,5 ou 3 cm de altura, acoplado ao processador com pasta térmica. Se você não achar pasta térmica, escolha um cooler que já venha com uma pequena fita térmica na área que faz contato com o processador. Se o processador tiver alguma etiqueta na face superior, remova-a, ela atrapalha a transferência de calor.

Volta ao topo da página

46) O som sumiu
O som do meu PC simplesmente sumiu, inclusive aquela figura da campanhia que fica junto com a barra do menu iniciar do lado direito. Como posso resolver este problema?

Resposta:
A sua placa de som pode estar em conflito, ou ainda estar desconectada. Para saber qual é o caso, consulte o Gerenciador de Dispositivos (Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Sistema / Gerenciador de Dispositivos). Consulte o item “Controladores de som, vídeo e jogo”. Se neste item você encontrar a placa de som indicada, então ela está conectada corretamente mas poderá estar em conflito com outros dispositivos. Se ela não constar no Gerenciador de Dispositivos, é possível que esteja mal encaixada no seu slot. Desligue o computador e encaixe a placa corretamente e ela voltará a funcionar. Se a placa está indicada no Gerenciador de Dispositivos mas com conflitos reportados, será preciso resolver o problema por reinstalação. Clique na placa e use o botão Remover. Use a seguir o botão Atualizar do Gerenciador de Dispositivos. A placa será novamente detectada e será preciso fornecer seus drivers. Esteja com esses drivers à mão. Eles estão no CD-ROM ou disquetes que acompanham a placa de som. Também são encontrados no CD-ROM da placa de CPU, caso ela tenha som onboard.

Volta ao topo da página

47) Zumbido vindo do PC
Gostaria de contar com a ajuda de vocês para solucionar um problema que vem ocorrendo com o meu PC há algum tempo. Quando ele se encontra em funcionamento já há um certo período de tempo, repentinamente um barulho, parecido com um zumbido forte e agudo, começa a ocorrer. O zumbido é tão irritante que é preciso parar qualquer trabalho que se esteja fazendo e desligar o computador - única forma que encontrei até agora para cessar o barulho. Quais são as possíveis causas e soluções para esse problema? Será que o superaquecimento pode ter alguma coisa a ver? Desconfio que a temperatura do PC está bem superior à normal.

Resposta:
O zumbido que você escutou é provavelmente gerado por um ventilador interno. Existem ventiladores no interior da fonte de alimentação, no cooler do processador e muitas vezes na parte frontal do gabinete. Será preciso abrir o gabinete e deixar o computador trabalhando aberto até aparecer o zumbido. Tente então localizar de onde ele está saindo. Muitas vezes é preciso substituir o ventilador, pois devido à ação da poeira no seu eixo, a rotação pode se tornar irregular e resultar em vibração. Algumas vezes o problema é mais simples, pode ser um fio encostando na hélice de um ventilador. Abrindo o gabinete você poderá localizar a fonte do som e solucionar o problema.

Volta ao topo da página

48) Problemas em uma Asus K7V
Na última edição da Pc World, saiu uma reportagem sobre a montagem de um Athlon 800 em uma placa K7V, e que apresentava travamentos.  Atualmente, montei um Amd-K7 (Athlon) 750, em na placa mãe Asus K7V, HD Maxtor UDMA de 7200 RPM com mémoria PC100, que também são suportadas pela placa mãe segundo o manual. A série do Processador, como explicado,  é a "A" de 0,18 microns, que esquenta menos, mas também está apresentando travamentos, em tarefas simples como: Meu Computador/Propriedades, ou Configurações de Vídeo/Avançado, dentre outras. Tenho desconfiado muito da placa de vídeo (Creative Blaster Exxtreme), (Drivers e Bios atualizados e Soft instalado (Blaster Control)) pois na resolução de cores de 32 bits, os travamentos são mais comuns. Não dá pra saber exatamente o que é pois os travamentos são muito alternados. Penso que talvez possa ser alguma coisa relacionada a placa mãe como voltagem da Cpu ou mesmo de si mesma. Como trabalho com manutenção a alguns anos, fiz várias modificações no Bios mas sempre acaba na mesma coisa. Travando.....mas reparei no Item do Bios "Hardware Monitor" que algumas voltagens estão com pequenas diferenças em relação ao recomendado. Como por exemplo:

Recomendado    Presente
+5V                -          4.98
 -5V                -          5.05

Será o problema? a Fonte! Pra uso de conhecimento, possuo o Windows Me instalado, e já tentei instalar o Segunda Edicão mas o resultado foi pior o esperado. Tenho todos os drivers da placa mãe instalados corretamente.

Resposta:
Antes de mais nada, a placa Asus K7V aceita memórias PC100 e PC133, mas é preferível usar memórias PC133, pois terão um desempenho maior. O Athlon usado nesta placa opera com 100 MHz dobrados (Double Data Rate), obtendo resultado equivalente a 200 MHz. Portanto PC133 será menos ruim que PC100. Quanto às memórias PC133 (o mesmo problema ocorre com a PC100), existem pequenas diferenças de velocidade. Existem memórias –7, -75, -65, todas elas indicadas como PC133. A diferença é que as mais rápidas poderão operar com latência do CAS=2, e as mais lentas terão que usar latências do CAS=3. Isto pode ser programado no Advanced Chipset Setup. Use SDRAM CAS Latency, SDRAM RAS Precharge e SDRAM RAS to CAS Delay, todos com valores máximos. Também é preciso utilizar um bom cooler para dar boa refrigeração ao processador. Deve ser aplicada pasta térmica entre o processador e o cooler. A fita térmica, que vem colada nos coolers atuais, é muito ruim quanto à transferência de calor, e pode fazer um processador esquentar muito. Remova esta fita e aplique pasta térmica.

As voltagens da fonte de alimentação, desde que com erro de 5% para mais ou para menos, não afetam o funcionamento do computador. Sua fonte de 5 volts está com 4,98, um erro de menos de 1%, portanto não há problema algum com a fonte. Existe entretanto um tipo de erro raro na fonte que não pode ser medido com multímetros ou com o monitor de voltagem. É o ripple,  uma oscilação que acontece quando existem problemas nos circuitos internos da fonte. Trocar a fonte é um experimento que vale a pena ser feito.

Volta ao topo da página

49) Conector USB
Tenho uma placa-mãe Soyo 5EH5 (padrão AT) que tem suporte para porta USB. Pelo que vi no manual tem uma soquete (se é que posso chamar assim) de nove pinos na minha placa mãe para esta finalidade.

ooooo        na placa-mãe
oooo

Só que o bendito conector não vem com a placa-mãe, então decidi comprar um. O problema é que o conector que eu achei vem com um cabo de 18 pinos (17 na verdade, um é fechado)

ooooooooo         no bendito cabo
ooooXoooo         que eu comprei

O "X" representa o pino fechado. Bem, este conector que eu comprei tem 2 portas USB, uma porta para mouse PS/2 e uma porta IR. Eu consegui conectá-lo a minha placa-mãe (claro que metade do cabo ficou de fora) já que o pino fechado coincide com o layout do suporte da placa-mãe.
O problema é que ainda não tenho um hardware USB para testar se funciona. Pretendo comprar em breve um scanner (por isso optei por essa mão-de-obra toda) USB que dá menos problemas que os de porta paralela. A minha dúvida é se as portas USB vão funcionar já que a conexão ficou meio "capenga" ou se eu devo procurar um conector com cabo de 9 pinos. Vi que na placa desse conector está escrito ATX. Será que só serve em placas ATX ou pode quebrar um galho em AT também?

Resposta:
Os conectores internos das placas de CPU não são padronizados, em sua maioria. Apenas conectores das interfaces IDE e das interfaces para drives são padronizados, portanto você pode usar qualquer cabo flat IDE ou de disquetes com qualquer placa de CPU. Esta padronização não existe nos conectores internos de interfaces seriais, paralela, USB, PS/2, etc. Não existem conectores USB genéricos no lado que se encaixa na palca de CPU. Cada fabricante pode utilizar as conexões como bem entender, desde que o conector externo seja padrão. O conector que você comprou, caso funcione, será uma questão de sorte. Isso é mesmo uma coisa chata. Muitos fabricantes colocam a interface USB na placa de CPU mas não fornecem os conectores que dão acesso a ela. Da mesma forma, muitos produtores de PCs não instalam esses conectores, mesmo que o fabricante o forneça. As placas de CPU atuais não têm mais este problema. A presença de conectores USB plenamente funcionais é obrigatória, e não mais uma simples opção. 

Seria preciso com a ajuda do manual da placa mãe, se os pinos existentes no conector da placa correspondem aos pinos da extensão USB que você comprou. As cores dos fios desta extensão podem ajudar na identificação. O código de cores é o seguinte:

Vermelho +5 volts
Branco D-
Verde D+
Pretp Terra

Volta ao topo da página

50) Temperatura do K6-2 
Tenho um Pentium MMX 233 com 128 Mb de RAM  numa placa mãe FIC VA 503+ , HD Seagate 8.4,  Placa de Som SoundBlaster AWE 64, CD-ROM 52x. Estou querendo trocar o Processador por um K6-2 550 Mhz. Ao procurá-lo, além de ser difícil encontra-lo,  fui informado que o mesmo tem um problema de "superaquecimento" e que  não deveria adquiri-lo para evitar dores de cabeça e que, além do mais, o K6-2 500 Mhz é mais fácil de encontrar e, custa quase a metade do preço do K6-2 550. Estou dependendo de tirar essas dúvidas para comprar o processador novo. As minhas perguntas são: 
1. O que há de verdade nessa história de "superaquecimento"?  ou é conversa de vendedor para vender a sua mercadoria ( o outro processador)?
2. Em caso positivo, existe alguma maneira de contornar o problema?
3. A minha intenção era alcançar o limite da placa com o K6-2 550 ou o K6-3 450 (mas este não se encontra mais). Mas o ganho vale a diferença de preço?

Resposta:
Diferentes versões do K6-2 possuem diferentes níveis de aquecimento e sensibilidade à temperatura. O ideal é que um processador gere menos calor (menor potência) e seja menos sensível à temperatura (suporte temperatura máxima mais elevada). A tabela que se segue mostra alguns exemplos de K6-2.

Modelo

Potência

Temp. Máxima

Voltagem

266 AFR

14,70 W

70°C

2.2 V

300 AFR

17,20 W

70°C

2.2 V

333 AFR

19,00 W

70°C

2.2 V

350 AFR

19,95 W

70°C

2.2 V

366 AFR

20,80 W

70°C

2.2 V

380 AFR

21,60 W

70°C

2.2 V

400 AFQ

22,70 W

60°C

2.2 V

400 AFR

16,90 W

70°C

2.2 V

450 AFX

18,80 W

65°C

2.2 V

450 AHX

28,40 W

65°C

2.4 V

475 AFX

19,80 W

65°C

2.2 V

475 AHX

29,60 W

65°C

2.4 V

500 AFX

20,75 W

65°C

2.2 V

533 AFX

20,75 W

65°C

2.2 V

550 AGR

25,00 W

70°C

2.3 V

O modelo 550AGR (está indicado no chip) dissipa 25 watts e suporta até 70 graus. O modelo de 500 MHz dissipa 20,75 watts, mas suporta apenas 65 graus. A diferença nos desempenhos dos dois é pequena, mas não é o caso de descartarmos o modelo de 550 MHz por aquecimento excessivo. Utilizando um cooler de bom tamanho, acoplado ao processador por pasta térmica, não teremos problemas de aquecimento.

Volta ao topo da página

51) Problemas com disquetes
Por enquanto ainda temos que depender dessa coisa que se chama floppy drive. tenho 2 computadores parados por causa deles e não sei o que posso fazer. num deles os disquetes rodaram apenas alguns minutos e parou definitivamente. não dei muita importancia, comprei outro pc e qual não foi a minha surpresa quando fui trabalhar com disquetes e aconteceu a mesma coisa. não adianta usar kits de limpeza, evitar disquetes velhos a história é sempre a mesma. será que é só comigo ou existe algum tipo de drive especial que voces me recomendem sem ser os novos zip drive etc porque não vai adiantar nada. ainda se usa largamente esses malditos floppy drives de disquete. agradeço qualquer tipo de informação que me enviarem a respeito do assunto. obrigado

Resposta:
Este parece um problema de fácil solução, mas precisaria ser investigado ao vivo. Seus drives podem estar defeituosos e precisando ser trocados, podem existir maus contatos nos cabos ou mesmo sujeira nas cabeças. Um drive com velocidade de rotação desregulada pode produzir disquetes que são ilegíveis em outros computadores. Um técnico poderá fazer a medição de velocidade, verificar os cabos, fazer as substituições de cabos e até dos drives. Particularmente tenho obtido bons resultados com drives Toshiba, Epson e Mitsumi.

Volta ao topo da página

52) Problemas para configurar o monitor
Eu tenho um Monitor FIVE STAR FS-4950 Super VGA Colorido 14"  e um Compaq Presario 7476 com placa Trident Blade 3D/MVP4 e estou tendo problemas de configuração com o monitor  pois não possuo o software deste driver para a instalação com o Windows 98. O Windows 98 consegue identificar com o Plug and Play, mas mesmo assim a imagem fica ainda um pouco estremecida. Já tentei vários tipos de configuração e ainda assim fica da mesma forma ou pior. Gostaria de saber se seria possível vocês mandarem por Email o Sofware do Driver para meu Email, pois o Site da Five Star encontra-se em construção e não tenho o telefone e endereço desta firma, ou se teria outra maneira para solucionar meu problema. Aguardo alguma resposta dos senhores referente ao meu problema e agradeço antecipadamente a atenção.

Resposta:
A imagem fica com o mesmo problema quando o Windows não está ativo? Por exemplo, quando aparece a tela inicial com a contagem de memória, a imagem fica perfeita? Se fica, o problema realmente pode ser resolvido com um ajuste no Windows. Se a imagem apresenta a mesma anomalia assim que o PC é ligado, durante a contagem de memória, significa que existe um defeito no monitor, e ele precisa ir para a manutenção em uma empresa especializada em monitores. Note que a maioria dos técnicos de hardware não possui especialização em monitores, é realmente preciso procurar uma empresa especializada, de preferência autorizada pelo fabricante. Se a imagem fica com problemas apenas no Windows, provavelmente o ajuste que indicarei aqui irá resolver o problema. Entre no quadro de propriedades de vídeo, selecione a guia Configurações e clique em Avançadas. Selecione a guia Adaptador, e no campo Taxa de atualização, selecione a opção “Padrão do adaptador”. Clique em OK / OK para efetivar a alteração. Experimente outros valores além do “Padrão do adaptador” até conseguir resultados satisfatórios. Em casos de anomalias na imagem, existe uma boa forma de checar se o problema é um defeito do monitor ou um driver inadequado. Basta usar o programa PC-Check e comandar o teste de vídeo, no qual podemos ativar diversas resoluções e modos gráficos. Este programa pode ser obtido em versão DEMO, em http://www.eurosoft-uk.com/.

Volta ao topo da página

53) PC com problemas de vídeo
Tenho um micro que de uma hora para outra, parou de dar video, na CPU as led's ficam acesas, a fonte funcionando, mas nada de video. Com suspeita do defeito retirei a placa de video e coloquei em outro micro e para minha surpresa funcionou, pergunto-lhe onde está o defeito, seria na placa mãe? Qual macete eu posso usar para descobrir este problema?

Resposta:
O correto seria contratar os serviços de um técnico, já que as possibilidades de defeitos são muitas, e um técnico teria melhores condições de fazer os testes necessários. O problema pode estar na fonte, nas memórias, no processador e na placa de CPU. Quando ligamos o computador e algumas de suas partes não estão operacionais, mas pelo menos o processador e a memória estão bem, são emitidos depois de alguns minutos, sons em código pelo alto falante frontal (PC Speaker) que identificam o defeito. No manual das placas de CPU existe normalmente uma tabela de códigos (beep error codes) que identifica o problema de acordo com os sons emitidos pelo alto falante. Os erros mais críticos são os da memória e processador, pois quando esses componentes não funcionam, o computador fica totalmente paralisado, em poder nem mesmo emitir beeps. O técnico neste caso verificaria se o processador está corretamente configurado (voltagem, clock externo e multiplicador), se o resfriamento está adequado, se as memórias estão boas, e assim por diante.

Volta ao topo da página

54) Upgrade de BIOS estragou placa de vídeo
Recentemente fiz uma grande besteira, na tentativa de atualizar a bios da minha placa (Monster Fusion AGP)regravei com uma versão 1.20b4803 que estava no site da diammond. Ocorre que a versão é mais antiga do que a original 1.21C. Agora tenho problemas de pontos coloridos na tela como poeira. Não encontro em lugar nenhum a v. 1.21C para reverter a grande besteira. O pior é que o fabricante nem respondeu meus e-mails. É uma vergonha que uma marca tão tradicional tenha este tipo de comportamento referente a questões tão importantes quanto esta. É claro que eu fiz uma grande bobagem, porém tem de haver uma forma para reverter, é só encontrar a versão 1.21c como encontrei a outra.

Resposta:
Quanto à marca tradicional representada pela Diamond, é bom lembrar que esta tradição acabou. A Diamond foi comprada pela S3 e a seguir sucateada. A S3 conseguiu reduzir a pó, um dos maiores fabricantes de placas de vídeo de alta qualidade. Os drivers e BIOS da Monster Fusion podem ser encontrados em:

ftp://ftp.diamondmm.com/pub/display/monster/monster_fusion/  

Se precisar de drivers e suporte para produtos da Diamond, use o site europeu, em:www.diamondmm.co.uk. Tenho encontrado mais suporte neste site que no principal, o www.diamondmm.com. Quanto ao seu BIOS, deve realmente existir um problema sério com a versão 1.21, pois nem mesmo nos sites citados existe esta versão, apenas a 1.20. Sugiro que você instale o AGP Miniport Driver da sua placa de CPU (Pode ser encontrado no site do fabricante da placa de CPU) e instale também a versão mais recente dos drivers da placa de vídeo.

Volta ao topo da página

55) Computador dá choque
Percebi que, mesmo desligado, se eu tocá-lo na sua parte trazeira, recebo um choque que creio seja eletricidade estatica devido ao mesmo nao estar aterrado.
Pergunta:
1- Estou correndo risco de danificar seus componentes? Placa-mãe, memoria, etc.
2- O gabinete esta a +- 15 cmt do chão. Isto aumenta o nivel de eletricidade estatica, apesar do piso ser de ceramica?

Resposta:
Sim, esta eletricidade estática coloca o seu computador em perigo. Seria preciso fazer um aterramento, mesmo que seja precário, como ligar um fio terra na carcaça interna da tomada, ou até mesmo através do fio neutro. Um eletricista poderá fazer este trabalho. Um processo mais seguro é puxar um fio terra indo da tomada onde está o computador até a caixa metálica de disjuntores, que normalmente é aterrada. A questão da altura do gabinete não tem influência sobre a quantidade de eletricidade estática.

Volta ao topo da página

56) Conexões nas interfaces IDE
Tenho um AMD K6-2 500Mhz com uma unidade CDRW Creative e um CD Rom genérico de 52x e placa mãe on board PC100. Quando fui fazer a cópia de um CD meu programa de gravador (Nero) acusou um conflito de porta IDE onde poderia haver problemas de buffer na hora da gravação, o que realmente houve. Perdi 2 CDR´s devido a esse conflito. Após conversar com uns amigos que também possuem CDRW recebi a informação que CDRW e CD Rom não poderiam estar na mesma porta IDE. Mantive o CDRW na master da porta IDE secundária e coloquei o CD Rom na slave da primária junto com o HD. Nunca mais tive o problema de conflito. Para uma simples gravação a partir do HD não haveria problema caso estivessem na mesma IDE mas no caso da cópia pude constatar que sim.

Resposta:
A cópia direta de um CD-ROM para um CD-R ou CD-RW nem sempre funciona, mesmo quando os drives estão ligados em interfaces IDE diferentes. Pequenas pausas no acesso ao CD-ROM podem resultar em buffer underrun na gravação dos CDs, ocasionando a sua perda. Por isso é recomendável desabilitar a opção “write on the fly” (ou seja, gravação direta de um CD para outro). A melhor forma de gravar é deixar que seja criada em um diretório temporário do disco rígido, a imagem do CD a ser gravado. Assim o CD original é lido para a formação desta imagem no disco rígido (isto também é feito quando gravamos diretórios do disco rígido), e apenas quando esta imagem está pronta, é feita a sua transferência para o gravador. Este método funciona em todos os casos, mesmo quando o computador tem apenas um gravador (ou seja, sem drive de CD-ROM, portanto o gravador é também usado como leitor), e mesmo quando ambos estão ligados na mesma interface IDE. A ligação de um dos drives na interface IDE primária, como você fez, pode prejudicar o desempenho do disco rígido, mas também funciona. Portanto a forma de instalação que indiquei está correta, desde que seja usada a recomendação de criação da imagem antes da gravação (é o método mais seguro, em qualquer caso). Sugiro que você continue com a instalação atual, ou seja, com o drive de CD-ROM na primária, junto com o disco rígido. Se futuramente tiver problemas, experimente minha outra sugestão. E não esqueça de atuar sobre os jumpres Master/Slave de ambos os drives.

Volta ao topo da página

57) Hardware desconfigurado
Ao tentar instalar um HD slave, o janper não foi aliterado, ou seja, continuou como máster. Ao ligar a máquina ela autodesligou-se. Recolocando o referido HD como máster na máquina de origem o mesmo não funcionou, os dados do fabricante estão todos "zerados", já usei o auto detecte e não obtive nenhum resultado positivo. Solicito a gentileza de informar o procedimento correto para a instalação do mesmo e como recuperar as informações e inseri-las.

Resposta:
Um disco rígido deve informar seus parâmetros para o BIOS com o uso do comando Auto Detect IDE, a menos que esteja danificado, e a menos que se trate de um modelo muito antigo (início dos anos 90). Portanto o disco pode ter sido danificado fisicamente na tentativa frustrada de instalação como Slave. O simples fato de esquecer de configurar o jumper Master/Slave não danifica fisicamente um disco rígido, mas pode causar perda de dados. Depois de posicionar corretamente os jumpers, usar o comando Auto Detect IDE e executar os programas FDISK e FORMAT, o disco deveria voltar ao uso normal, apesar dos seus dados originais serem apagados. Nesta tentativa de instalação você pode ter acidentalmente batido o disco sobre a mesa, ou pode ter danificado sua placa lógica com eletricidade estática. Um curto circuito também pode ter ocorrido, com a ligação do cabo flat na posição inversa, por exemplo. Dois discos configurados como Master na mesma interface não provocam o autodesligamento do computador, apensas causam  uma mensagem de erro emitida pelo BIOS (HDD Controller Failure, por exemplo). Já um cabo flat ligado em dois discos, sendo um correto e outro invertido, provocam um curto circuito que resulta no desligamento da fonte, e o dano permanente de um ou de ambos os discos. Parece que isso foi o que ocorreu no seu caso. Lembro que é preciso calma e atenção para fazer instalações de hardware.

Volta ao topo da página

58) Monitor amarelando
Tenho um monitor digital da LG modelo Studiowrks 55i só que a carcaça ou seja a parte externa (somente o plástico) esta bem amarelado e o monitor é novo.. como faço para deixar ele branco novamente ou Adquirir um usado pois já liguei para a LG e um novo sai muito caro?

Resposta:
Não entendo sobre plásticos, mas um fabricante de gabinetes me explicou que existem plásticos de várias qualidades, e alguns tipos reciclados, dependendo do tratamento químico dado, podem ficar amarelados com o tempo. Algumas lojas de informática e até alguns supermercados vendem uma pasta de limpeza própria para computadores, chamada LIMPLEX. Seus componentes químicos são neutros e não fazem mal ao computador. Já consegui “desamarelar” vários equipamentos do meu laboratório com essa pasta.

Volta ao topo da página

59) IRQs iguais
Sou DJ e trabalho com audio no PC. Estou com problema de IRQ no Windows 2000, Todas as minhas placas PCI estão na mesma IRQ 9, Tenho então um pequeno conflito entre minha placa de som ( SB Live ) e minha placa de Video (NVidea GForce2) Mesmo tendo outras IRQs livres ( como as 5, 8, 10, e 11 ) não consigo mudar. Vc pode me ajudar ?

Resposta:
Procure no CMOS Setup, na seção PCI/PnP, comandos para indicar a IRQ utilizada por cada slot PCI. No seu Setup devem estar todas programadas para usar a IRQ9, mas é possível fazer distribuições melhores, como IRQ9 / IRQ10 / IRQ11 / IRQ12. Observe que mesmo quando todos os slots PCI utilizam a mesma interrupção, as placas funcionam, já que o barramento PCI prevê o compartilhamento de interrupções. A troca de placas entre os slots também obriga o uso de interrupções diferentes. A necessidade de interfaces utilizarem interrupções diferentes ocorre apenas com placas ISA e com interfaces embutidas na placa de CPU que eventualmente não obedeçam ao padrão Plug and Play, o que pode ocorrer em placas antigas.

Volta ao topo da página

60) Sound Blaster requer EMM386
Todas as vezes que o computador é ligado e está fazendo a checagem inicial, aparece a seguinte mensagem:

 
* Não foi detectado um gerenciador de mémoria.
 * Creative SB 16 requer EMM 386 ou semelhante.
 * Driver de emulação creative não foi carregado.
 * C:\.>C:\ arquivo~1\ creative\ SBLIVE\DOSDRV\SBEINIT.com

Por gentileza, informe a gravidade da mensagem e o dano que causou ou já está causando ao sistema.

Resposta:
É preciso tomar cuidado com os softwares que são instalados no computador. Nem todos são necessários. O programa SBEINIT não é necessário, a menos que você precise usar jogos que operam sob o MS-DOS. Se você realmente precisa utilizar a placa de som no MS-DOS, o que normalmente ocorre com jogos, é preciso usar este programa, e também é preciso ativar a memória EMS. Para isto devemos começar o arquivo CONFIG.SYS com os seguintes comandos:

DOS=HIGH,UMB
DEVICE=C:\WINDOWS\HIMEM.SYS
DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.EXE

Volta ao topo da página

61) Problema de desligamento
Possuo um PC BLASTER Professional, com a seguinte descrição:
BIOS Award, version 2.0 01-WB, date 11/fev/1998, com placa ATrend i440LX-W977-ATC-6120C.00, com uma HD master de 10,2GB e um Slave de 4,2GB, 192MB de RAM, placa de vídeo S3 VIRGE DX/GX PCI (375). 

Desde quando o adquiri com o Windows95C, depois efetuando Upgrade, instalando a versão completa do Windows98SE, sempre quando comandava o "Desligar", em virtude fonte ATX ele desligava-se sozinho. Em 13/07 fiz Upgrade para WindowsMe, e o desligamento automático não mais  acontece. Quando comando o "desligar" o sistema desliga somente o monitor e mantém a CPU trabalhando, efetuo então o desligamento através do Botão de POWER, porém quando ligo novamente o PC o ScanDisk é ativado como se houvera sido efetuado um desligamento irregular. O que devo fazer para voltar o desligamento automático? Esclareço que tenho o CD da placa, porém o ChipSet não é aplicável ao Windows Me.

Resposta:
Falhas nas funções relacionadas com a energia são em geral relacionadas com problemas nos drivers do chipset e da placa de vídeo. Sugiro que você acesse o site do fabricante da sua placa de CPU e busque os seus drivers para Windows ME. Os drivers existentes no CD-ROM da placa estão atualizados, são provavelmente para Windows 98, e não para Windows ME. Esses drivers garantem o correto funcionamento das interfaces IDE, da interface AGP e das funções ligadas ao gerenciamento de energia. Outro problema é o driver da placa de vídeo, que também precisa ser atualizado. Muitas vezes os drivers que acompanham o Windows, ou mesmo drivers desatualizados, resultam em problemas na ocasião do desligamento.

Este travamento no desligamento é um problema muito chato que ocorre em vários PCs, pelos mais variados motivos. Em certos casos ocorre devido a programas em execução no próprio Windows. Pressione Control-Alt-Del e desative as tarefas em execução, deixando apenas o Explorer. Depois faça o desligamento e verifique se funciona. Se funcionar, significa que um daqueles programas está causando o problema. Será preciso descobrir qual é o responsável, por eliminação. Muitas vezes um desses programas é o responsável, e podemos desativá-lo usando o programa MSCONFIG. Felizmente muitos dos programas em execução em segundo plano no Windows são meras “perfumarias”, e sua desabilitação não faz falta.


Lista de tarefas em execução

Volta ao topo da página

62) Computador não liga
Gostaria de saber qual o problema, sabendo que já foi trocado a placa mãe e reconfigurado pelo fornecedor e mesmo assim não melhorou. As vezes quando vou ligar o computador ele não aparece nada na tela, não inicializa, depois de desligado eligado novamente na pagina de inicialização no lugar de Pentium III 750 MHz, aparece Pentium III 500E MHz e continua normalmente. Tenho instalado o Windows 98 - inglês.
Mod.:genuinelntel x86 family6 model8 stepping3 memoria: 124 MB, CPU: pentium III, Clock: 750 MHz, Versão: 4.10.2222A .

Resposta:
Em anomalias relativas ao processador, é sempre bom que sejam fornecidas as informações sobre o processador, como você fez, mas também sobre a placa de CPU. Sabendo a marca e o modelo da placa de CPU, eu poderia ir ao site do fabricante e encontrar informações específicas para este modelo. Sem saber qual é a placa, preciso restringir a resposta a aspectos mais genéricos. Por exemplo, muitas placas de CPU reduzem o clock do processador quando ocorrem problemas durante a inicialização. Como o seu computador não deu partida corretamente, o BIOS pode ter feito a redução do clock para permitir o funcionamento. Um Pentium III/750 pode operar com 500 MHz se o seu clock externo for reduzido de 100 MHz para 66 MHz. A redução pode ter sido necessária devido ao fato das memórias não terem suportado operar com 100 MHz. Parece estranho, mas as memórias SDRAM indicadas como 100 MHz ou 10 ns não são capazes de operar corretamente no padrão PC100, por isso são classificadas como PC66. Para que memórias SDRAM operem a 100 MHz, precisam ter marcação de 125 MHz ou 8 ns, de acordo com o padrão PC100. Eu apostaria que o problema com o seu PC é este, seja como for precisa ser examinado por um bom técnico.

Volta ao topo da página

63) Micro liga por 1 segundo 
Tenho um Amd Athlon 800Mhz, placa-mãe Asus K7V,128 Mb e fonte 300watts ATX. Toda vez que ligo o estabilizador, o micro funciona por 5 segundos e desliga, apesar do led da placa mãe continuar aceso.Depois eu pressiono a tecla power e ele entra normalmente. Sera que é alguma opção do setup da placa mãe? Ou todas placas com fontes ATX operam dessa maneira? Existe alguma maneira de desabilitar essa função?

Resposta:
Realmente várias placas de CPU, dependendo da fonte em uso, ligam e desligam durante aproximadamente 1 segundo quando o estabilizador de voltagem é ligado. Isto não é problema quando o computador fica o tempo todo ligado na tomada, mas torna-se um incômodo quando é usado um estabilizador ou no-break para ligar ou desligar o computador diariamente. Em  mesmo tenho um computador com uma placa K7V que apresenta a anomalia, fica ligada durante uns 3 segundos quando ligo o estabilizador, depois funciona normalmente ao ser usado o botão Power. Os estabilizadores de voltagem geram uma tensão maior que o normal durante uma fração de segundo quando são ligados. Isto é o que chamamos de overshot. Você pode observar o efeito ligando um abajour no estabilizador. A lâmpada piscará rapidamente com alta intensidade, depois ficará com a luminosidade normal. Resolvi o problema utilizando um “filtro de linha” ligado depois do estabilizador. Desta
forma o computador não está energizado durante o overshoot, e o problema não ocorre.

OBS: Em muitos casos é possível resolver este problema com um pequeno ajuste no CMOS Setup, na seção BOOT ou Power Manager. Procure os seguintes itens e deixe-os desabilitados:

Wake Up on Ring: DISABLED
Wake Up on Modem: DISABLED
Wake Up on Network: DISABLED


Uma placa de CPU ATX

Volta ao topo da página

64) Dificuldade para ligar o computador
Tenho um micro Pentium III 550 128 de memória, placa de vídeo Voodoo 3d com 16 mega, gabinete ATX e Windows ME. Ultimamente, quando tento ligar o micro depois de contar a memória na tela inicial ele desliga e só consigo reinicia-lo se desligar no estabilizador, pois o botão do micro fica inutilizado...Tenho que repetir este processo algumas vezes até que o micro ligue no modo de segurança, após isso se eu reiniciar pelo Windows ele funciona normalmente até que eu desligue...

Resposta:
Este problema é provavelmente um defeito de hardware. Erros de configuração ou bugs de software não causam este tipo de anomalia. Não consegue executar o boot, desliga sozinho depois da contagem de memória, e a seguir ignora o botão liga/desliga. Suspeito que o problema esteja na fonte de alimentação, já que ela deveria obedecer diretamente a chave liga/desliga, mesmo que exista um problema na placa de CPU. Em uma investigação em laboratório, a primeira providência seria experimentar outra fonte. Ainda assim podem existir problemas na placa de CPU, memórias, processador ou nas placas de expansão. Este é um caso em que a solução só pode ser encontrada por um bom técnico, trabalhando em um laboratório com peças de reserva para fazer os testes por substituição.

Volta ao topo da página

65) PC entra no Setup sozinho
Meu PC é um K7-ATLHON 750, MB Asus K7V, Video Voodoo 33000 agp, som Creative SBlive mp3, HD 20GB quantum ide, modem lucent 56k v90,128 de ram e Win 98SE Gostaria de saber porque as vezes quando ligo ele entra no setup sozinho.

Resposta:
É preciso verificar se antes da entrada no Setup aparece alguma mensagem de erro. Normalmente as placas entram no Setup quando detectam algum problema no processador ou nas memórias. Já observei problemas nesta placa com certos tipos de memórias PC133. Na seção Chip Configuration, marque a configuração da SDRAM Configuration by SPD. Esta é a forma correta de configurar a memória, mas caso mesmo assim encontre problemas, deixe este item programado como USER Define e mude o item SDRAM CAS Latency para seu valor máximo. Problemas como este podem ocorrer com memórias PC133 com marcação –75. O ideal é que utilizem marcação –7 (um pouco mais rápidas que –75). Outra dica para quem vai instalar memórias: é melhor usar um módulo de 128 MB que dois de 64 MB. Chips de memória apresentam uma pequena degradação de sinais quando são ligados “em paralelo”, como ocorre quando ligamos vários módulos juntos. Isto tem menos chance de acontecer quando usamos um só módulo, ou quando esses módulos têm uma pequena folga na velocidade, como usar –7 ao invés de –75 para chips PC133.


Módulo de memória

Volta ao topo da página

66) LEDs do teclado
Tenho um micro AMD K6-2 550 MHz, 128 de memória, placa-mãe Asus P5S-B com vídeo on board. Após ocorrerem vários conflitos, resolvi reinstalar o Windows 98 SE em outro diretório. Segui os conselhos encontrados no site http://www.laercio.com.br. Tudo foi resolvido e os conflitos foram sanados, porém surgiu algo interessante. Ao ligar o micro as três luzes do teclado (N/Lock, C/Lock e S/Lock) permanecem acesas e o teclado travado. Ao desconectar o teclado da CPU e reconectá-lo imediatamente, as luzes se apagam e o teclado funciona normalmente. O que fazer para acabar com isso?

Resposta:
Não faça isso, você pode estragar a placa de CPU! Não devemos conectar e desconectar dispositivos ligados, exceto aqueles que são feitos para suportar esta operação, como por exemplo, os periféricos USB. Tenho notícias de usuários que realmente queimaram placas de CPU ao conectar e desconectar o teclado com o computador ligado. O que está ocorrendo com o seu teclado é comum em vários PCs. Significa que o teclado não está “resetando” corretamente quando o computador é ligado. O vilão é a fonte de alimentação, mas a troca do teclado pode resolver. Note que este problema não tem relação com o Windows, já que ele ocorre no instante em que o computador é ligado, antes do Windows ser carregado. A reinstalação não deveria ter causado o problema, pois a carga do Windows não afeta o processo de inicialização do hardware e ligamento do teclado. Experimente alterar os itens do Advanced CMOS Setup que afetam o teclado, como Boot Up Numeric Lock Status e Typematic Rate Settings. Você pode ter feito alterações nessas áreas, ou então desfeito alterações programadas pelo montador do PC, quando usou o comando Load BIOS Defaults. Faça esses testes, mas nunca desconecte o teclado com o computador ligado!


Placa Asus P5S-B

Volta ao topo da página

67) Problemas com drive de disquetes e memórias
Recentemente comprei um Pentium III 933 Mhz com barramento de 133 Mhz, placa mãe ASUS CUSL2-C (nada on-board), 256 mb RAM PC 133, HD 20 giga Quantum, Fax-modem Lucent 56k, CD-ROM Creative 52x, Gravador de CD HP 9100i, placa de vídeo Voodoo 3 - 3000 AGP, som Creative Live Mp3 + Studio e Windows ME. Percebi que quando ia dar Reset na máquina pelo Windows, o drive de 1.44 rodava como se fosse desligar, mas depois aparecia uma tela preta com um cursor piscando como se fosse uma janela DOS, e ele não reiniciava. Na hora de Desligar ele desliga tudo bem, mas nada de reiniciar. Para fazê-lo, tenho que pressionar o botão Reset da CPU. E notei também que a luz vermelha do gabinete que indica quando o HD está rodando fica constantemente acesa sem o HD rodar. Gostaria de saber também se existe algum programa ou meio no qual eu possa descobrir se minha memória é PC 100 ou PC 133 mesmo, pois estou desconfiado que fui enganado.

Resposta:
Você tem um computador bem configurado, formado por peças de boa qualidade, o que é raro no mercado nacional de micros. O acesso ao drive de disquetes durante o desligamento é característico de programas anti-vírus. Se existir um disquete com vírus quando o computador é desligado, o boot pode ser feito por este disquete quando o computador for ligado novamente, e o vírus pode entrar em execução. O que não é normal é o travamento na finalização do Windows. Um bom produtor de PCs deve entregar o micro ao cliente corretamente configurado e sem problemas como este. Talvez ele não tenha configurado corretamente a placa de CPU. Depois de instalar o Windows, e antes de instalar outros drivers, é preciso instalar os drivers do chipset. Um erro muito comum é quando o CD-ROM que acompanha a placa vem com drivers para Windows 98, que não são apropriados para o Windows ME. Se esses drivers não forem instalados podem ocorrer problemas no gerenciamento de energia, no barramento AGP, no gerenciamento de interrupções e ainda a lentidão nos discos IDE. Para não instalar os drivers errados, é preciso obter as versões mais recentes no site do fabricante da placa de CPU. Somente depois que esses drivers estão instalados é que devemos proceder com a instalação de drivers de vídeo, som, etc. Muitos montadores de PCs não tomam esses cuidados. Como resultado, o Windows funciona, mas apresenta alguns problemas, como por exemplo as funções de desligamento. Quanto às memórias, a melhor forma de checar a sua velocidade é através do seu tempo de acesso. Se for –8 (8 ns), são memórias PC-100. Memórias PC133 devem ser de –75, ou preferencialmente, -7 ou menor.

Volta ao topo da página

68) Problema com o modo de espera
Quando tento colocar o computador em modo de espera aparece a seguinte mensagem: "Seu computador não pode ser posto em standby porque um programa ou driver está impedindo esta ação. Feche todos os programas e tente novamente". Então procedo da seguinte forma: aperto as teclas CTRL + ALT + DEL e passo a finalizar a tarefa de todos os programas que estão abertos, menos EXPLORER e SYSTRAY. Volto a tentar colocar em modo espera, mas a mensagem continua aparecendo e não consigo por o computador em modo standby. O que devo fazer?

Resposta:
O caminho que você tomou está correto. Verificou se algum dos programas ativos estava impedindo a entrada no modo de espera. Note entretanto que não só programas podem impedir a entrada no modo de espera, mas também drivers. De um modo geral, drivers antigos não são totalmente compatíveis com o modo de espera. Você precisará atualizar todos os drivers utilizados pelas suas interfaces, como som, vídeo, modem, etc. O mais importante, precisará atualizar os drivers do chipset da placa de CPU, pois esses circuitos são os responsáveis pela ativação do modo de espera e todos os recursos de gerenciamento de energia. Os drivers existentes nos CDs que acompanham as placas nem sempre são os mais atualizados. Algumas placas chegam a ficar meses nos distribuidores e nas prateleiras das lojas, até que chegam ao usuário com software bastante desatualizado. Use o Gerenciador de Dispositivos para checar as datas dos drivers. Comece trocando os drivers mais antigos, pois provavelmente um deles é o responsável pelo não funcionamento do modo de espera.


Checando a data de um driver

Volta ao topo da página

69) Monitor não desliga com o PC
Tenho um AMD Athlon 1 GHz adquirido a pouco tempo. Esse PC tem a fonte ATX de 250W que desliga o micro ao finalizar o Windows. No entanto, estou com um problema. O monitor, que está ligado na fonte do PC, não desliga (continua alimentado). Tentei configurar pelo setup da placa mãe o seu desligamento mas não consegui. Tive um Pentium com fonte AT que desligava o monitor sem problemas. O que é possível fazer para configurar o monitor para que desligue?

Resposta:
Esta é uma característica de todas as fontes ATX, apesar de não constar das suas especificações obrigatórias. Quando usamos o comando de desligamento em um PC moderno, partes da placa de CPU continuam energizadas, com a chamada “voltagem de standby”, gerada pela fonte ATX. Da mesma forma, o conector de tensão alternada existente na parte traseira da fonte, onde normalmente ligamos o monitor, continua ativo, apesar do monitor entrar em estado de baixo consumo de energia. O monitor pode ser desligado manualmente, no seu interruptor, mas note que o próprio computador continua “ligado”, com a tensão de standby gerada pela fonte ATX, que continua ligada. Melhor seria ligar ambos em um “filtro de linha” ou estabilizador de voltagem, este sim sendo desligado provocaria o desligamento completo do computador e do monitor. A situação no seu antigo PC era bem diferente. A fonte padrão AT é uma herança dos anos 80, sendo portanto bem antiquada. Não possui recursos de gerenciamento de energia, podendo ficar apenas em dois estados: totalmente ligada e totalmente desligada. Por isso ao atuar sobre o botão Power do seu gabinete, tanto o computador como o monitor têm a energia cortada.


Fonte de alimentação ATX

Volta ao topo da página

70) Problemas com IRQs
Desde que instalei uma placa de rede para acessar a internet em alta velocidade aconteceu o seguinte problema : O Windows 98 reconhece a placa de rede, mas mudou o IRQ da Placa de Som para interrupção 11 ( e não 5 como era antes ). O resultado é que ao reiniciar o computador aparece uma mensagem informando que a SoundBlaster está direcionada para a interrupção errada e que é para redirecionar manualmente. Após inúmeras tentativas, ao conseguir fazer isso, o computador trava. Tive que tirar a placa de som para poder ligar o computador novamente. O que devo fazer ? Poderiam me indicar algum artigo com a solução do problema?

Resposta:
Você pode ler meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, encontrado em www.laercio.com.br. Lá você aprenderá toda a problemática sobre IRQs, DMAs e outros recursos, e terá condições de se sair melhor em problemas como este. Antes de 1995, as placas usavam jumpers para selecionar endereços de E/S, endereços de memória, canais de DMA e linhas de IRQ. O usuário era responsável por saber como cada placa estava configurada, e configurar corretamente os jumpers de todas elas, usando as instruções dos seus manuais. Com o Windows 95, foi introduzida a tecnologia Plug and Play (PnP), na qual o sistema operacional configura automaticamente as placas para que não ocorram conflitos. Infelizmente, passados 6 anos, ainda ocorrem problemas nesta área, como é o seu caso. Uma placa de som pode operar com qualquer IRQ. A IRQ5 era a utilizada pelas primeiras placas Sound Blaster, mas qualquer outra disponível pode ser usada. Apenas é recomendável o uso da IRQ5 para quem quer 100% de compatibilidade com jogos para o modo MS-DOS, pois alguns deles não aceitam IRQs como 10, 11 e 12. Sua placa de rede está usando a IRQ5, e ao mudar a IRQ da placa de som também para 5, ocorreu um conflito de hardware, que resulta no travamento. Possivelmente seu problema pode ser resolvido da seguinte forma: a) Retire a placa de rede; b) Instale a placa de som e mude sua IRQ para 5; c) Use Gerenciador de Dispositivos / Computador / Propriedades / Reservar recursos; e reserve a IRQ5. Será apresentado um aviso indicando que a IRQ5 já está ocupada, ignore; d) Configure manualmente a placa de som para usar a IRQ5, mesmo com a indicação de “conflito”. Teste a placa de som; e) Instale agora a placa de rede. Ela não vai mais tomar para si a IRQ5, pois já está “reservada”. Se ainda ocorrerem problemas, experimente instalar a placa de rede em outro slot, pois poderá usar outra IRQ.


Placa de som

Volta ao topo da página

71) Problema com webcam
Tenho um PC com processador AMD K6II de 500MHz, 128 Mb de RAM, e rodo sistema operacional Windows - ME. Participei recentemente de uma promoção de velocidade de conecção promovido pela Virtua e ganhei uma Web-camera da D-Link mod DSB-C100, com entrada USB ( já tenho instalada essa entrada ). Ao instalar a camera não obtive imagem , o que ocorreu quando a instalei para teste em outro micro com sitema Windows 98. Achando que o problema estava no Driver fui até o site do fabricante e baixei o driver daquela camera para o ME. Nada se Modificou. A camera não funciona. Existe outra solucão ou devo realmente não usar o ME, como muitos já me aconselharam?

Resposta:
Tenho recebido notícias de vários usuários de PCs equipados com interfaces USB que não funcionam. Em alguns casos a interface simplesmente não está conectada internamente na placa mãe. Em outros casos, existem mesmo bugs de hardware que impedem o funcionamento. Durante os últimos anos os fabricantes de placas de CPU não deram muita atenção ao correto funcionamento das interfaces USB, já que os dispositivos USB eram raríssimos no mercado. As placas mais novas já são isentas desses bugs, mas a sua, sendo equipada com um K6-2/500, provavelmente é um projeto de 1998, e ainda podem existir tais bugs. O procedimento correto é mesmo baixar o driver da câmera. O problema também pode ser resolvido no site do fabricante da placa de CPU (você esqueceu de informar a marca e o modelo), onde provavelmente existe um driver atualizado para as suas interfaces USB. Esses drivers funcionarão caso o bug não seja de hardware. Note ainda que em muitas placas de CPU é preciso habilitar as interfaces USB no CMOS Setup. Verifique no Gerenciador de Dispositivos se as interfaces USB estão ativadas e com os drivers instalados, sem conflitos. Uma última solução seria desabilitar as suas interfaces USB e adquirir uma placa de interface USB avulsa, para barramento PCI. Essas placas são relativamente fáceis de encontrar no comércio especializado em placas.


 As interfaces USB indicadas no Gerenciador de Dispositivos

Volta ao topo da página

72) Problema com modem Lucent
Tenho um PC Pentium III 600, placa Asus P3W, HD 8.4 Gb, 128 Mb de Ram, placa de vídeo AGP de 8 Mb, Modem Lucent 56K com Windows ME instalado. Ao tentar atualizar o drive do modem utilizando o arquivo obtido no site do fabricante, é instalado Lucent Win Modem no lugar do LT Win Modem, mas também é criado um dispositivo chamado Enumerator, alem do fato de que não é encontrado o dispositivo para a instalação do Voice Wave. Após o termino da instalação conecto à Internet porém logo imediatamente a mesma fica totalmente inativa a despeito de qualquer tentativa quer seja através do Internet Explorer ou do Outlook Express, simplesmente nada acontece e sou obrigado a reinstalar o modem utilizando o drive do CD de instalação que é de 1997, para que a conexão volte a funcionar. Gostaria de saber se há algo que possa fazer a respeito? Será problema do modem ou incompatibilidade do Windows ME com o Modem da Lucent?

Resposta:
O seu é um raro caso de problema com modems Lucent. Por isso tenho indicado esses modems há vários meses. Por outro lado, os modems Motorola e PCTel são muito problemáticos. Toda semana recebo várias cartas de leitures relatando problemas com esses modems.

Os modems com chips Lucent funcionam bem com os drivers do Windows ME, e apresentam taxas de até 52.000 bps. As conexões são bastante estáveis. Você não explicou porque quis atualizar o driver do modem. Se o driver do Windows ME não apresentava problemas, volte a utilizá-lo. Um outro detalhe importante é que na verdade os modems não são Lucent, e sim os chips. A Lucent produz os chips e os vende para os fabricantes de modems, além de fornecer os drivers. É preciso que você verifique se os drivers que você está usando são mesmo para este modem, já que existem várias versões tanto de chips quanto de modems. Verifique a numeração dos chips existentes no modem e volte ao site da Lucent. Procure então os drivers que sejam específicos para este chip. Você também pode tentar descobrir o fabricante do modem, informação que pode estar indicada no manual ou na caixa. No site do fabricante do modem, procure os drivers apropriados.


Modem Lucent

Volta ao topo da página

73) Congelamento no início da discagem
1) Tenho um Pentium III 800 adquirido no início do ano, com placa Soyo, Windows Me e modem Motorola SM56 PCI, com 128 MB RAM. Funciona muito bem para Internet, jogos modernos (placa de vídeo Savage S4 16MB), aplicativos em geral. Precisei usar algumas vezes a Restauração do Sistema do Windows Me, sempre com sucesso, resolvendo os problemas. Porém sempre que LIGO a máquina e tento conectar a Internet, há um congelamento assim que inicia a discagem. Reseto, aguardo a operação do Scandisk e aí, sim, a conexão é efetuada e transcorre sem nenhum problema. Se preciso reiniciar, também não ocorre nada errado - é apenas quando o computador é LIGADO.

Resposta:
O modem Motorola SM56 funciona bem na maioria dos casos, e seu custo é bem acessível. Existem entretanto configurações que são bastante problemáticas. Dependendo dos drivers, do provedor e da linha utilizada, existem problemas de conexões que caem, baixa taxa de recepção, travamentos e outras anomalias. Sugiro que você instale os drivers oficiais da Motorola, encontrados em:

http://e-www.motorola.com/products/softmodem/support/software.html
 

Particularmente não tive problemas com esses modems, testei 3 placas diferentes com os mesmos chips Motorola, apenas observei baixo desempenho em uma de minhas linhas telefônicas, que é de central analógica. As linhas mais novas ofereceram boas conexões com diversos provedores. Se de forma alguma você resolver seu problema e resolver trocar o modem, não compre modems PCTel (HSP Micromodem), são piores que os da Motorola. Os modems Lucent também são baratos e apresentam resultados melhores que os da Motorola.


Um modem SM56

Volta ao topo da página

74) Problema de hibernação
Tenho um notebook Compaq Armada 1592 DMT, com 96 MB de Ram, 3 G de hardisk, com Windows 2000 e HD formato em NTFS. Sempre tive a opção "hibernar". Até que um dia veio uma mensagem de erro e, desde então, esta opção não existe mais. Já entrei na configuração do Bios, onde consta a opção hibernar, já tentei detectar algum drive que pudesse ter sido perdido, mas sem nenhum sucesso. Descobro a existência de um file chamado hiberfil.sys, com os 96 MB de Ram, só que não quero mexer nele pois temo criar algum problema. Como posso fazer para que volta a constar, e eu possa usar, a opção "hibernar" quando eu faço o shutdown?

Resposta:
Esses problemas acontecem normalmente quando é feita a instalação de algum item de hardware ou uma atualização de drivers que acaba com a compatibilidade necessária ao funcionamento da hibernação. É difícil reverter a situação, mas quando isso ocorre, devemos identificar qual foi a última atualização de driver, a que provavelmente causou o problema. Podemos usar o Gerenciador de Dispositivos para atualizar o driver, restaurando a versão anterior. Feito isso, usamos Painel de Controle / Opções de Energia. No quadro de configurações de energia apresentado, podemos marcar a opção “Ativar suporte à hibernação”, na guia Hibernar. Se esta guia não estiver presente, significa que o sistema não é 100% compatível com a hibernação, a “desatualização” do driver suspeito não resolveu o problema. No caso do Windows ME, podemos utilizar a Restauração do Sistema para reverter mais facilmente para os drivers anteriores.


Guia de hibernação

Volta ao topo da página

75) Erros depois de trocar a placa de CPU
Eu nunca tive problema com meu pc ate entao quando resolvi trocar o meu k6 500 por um pentium 850, que deu para aparecer, em algumas paginas da web, a seguintes palavras; (iexplore causou uma falha de pagina invalida no modulo MSJAVA.DLL EM 017f:7aa5b802) depois da mensagem,tudo acaba na estaca zero e tudo que è pagina que estava mimizada desaparece.o que faço pelo amor de deus?

Resposta:
Faltou uma informação importante para que eu pudesse dar uma resposta precisa para a sua dúvida. O PC funciona bem com todos os programas e só apresenta esses erros que você cita? Ou você praticamente não utiliza outros programas, ficando com o uso restrito ao acesso à Internet? Se for o primeiro caso, é bom instalar uma versão mais nova do Internet Explorer, pois pode existir um bug ou algum arquivo corrompido na versão que você usa. Se por outro lado você tiver problemas com o uso de outros programas, provavelmente existe defeito de hardware no seu computador: memória ou placa de CPU defeituosa, problema no modem, aquecimento do processador, etc.

A troca da placa de CPU deve ser feita, quando possível, em conjunto com a formatação do disco rígido e a instalação do sistema operacional. Quando isso não é possível, devemos pelo menos instalar novamente o sistema sobre a versão que já está instalada, sem formatar o disco rígido. Desta forma os recursos da nova placa de CPU serão detectados corretamente e o computador funcionará melhor.

Volta ao topo da página

76) PC recém montado com problemas
Montei um Pentium III 800E (8x100), numa Asus P3V133, com 1 pente de memoria128Mb RAM PC-133, HD Seagate 10Gb, Placa de video SIS 8Mb, Placa de Som Cristal, e fax modem motorola 56k. Porem venho encontrando instabilidades nessa maquina. Da primeira vez o HD começou a apresentar Bad Blocks aleatoriamente, com isso troquei-o por um outro Seagate e reinstalei tudo de novo. Depois de alguns dias, o sistema começou a ficar lento para abrir programas e o movimento do mouse tambem ficou lento demais, só resolveu quando efetuei um scandisk pelo DOS, onde foi encontrado que a copia1 da FAT estava defeituosa, que o scandisk achava que a FAT2 era melhor. Foi corrigido, porem depois de certo tempo tudo ocorreu de novo, e tambem apareceram alguns arquivos corrompidos, e entao o scandisk achou que a copia da FAT1 era melhor, e foi trocada de novo. E depois de algum tempo a lentidao volta de novo. Estou muito desconfiado que seja a Memoria RAM, e tambem nao descarto que possa ser a placa mae. Pergunto quando da esse tipo de erro no scandisk, o que pode ser ?

Resposta:
Seu primeiro disco rígido estava provavelmente defeituoso, você fez bem em tê-lo trocado. Qualquer peça pode apresentar problemas. Quando uma empresa equipada com laboratório monta um PC, é mais fácil resolver problemas, pois dispondo de peças sobressalentes é possível fazer trocas até isolar o defeito. Para o usuário comum a coisa fica um pouco mais difícil, pois em geral não poderá fazer substituições para encontrar um problema. Uma grande ajuda pode ser obtida com o programa PC-Check, usado para fazer uma checagem no hardware do PC. Sua versão demo pode ser obtida gratuitamente em http://www.eurosoft-uk.com/. Um PC pode apresentar anomalias diversas, inclusive as que acontecem com o seu. Pode existir defeito nas memórias, na placa de CPU, na fonte, no disco rígido, enfim, qualquer peça é suspeita. É preciso tomar cuidado com a eletricidade estática durante a montagem, caso contrário você poderá danificar os componentes sistematicamente. O problema também pode estar no disco rígido, apesar de ser improvável. O primeiro HD estava com problemas. O segundo também apresenta problemas. Existe uma pequena possibilidade de ambos os discos terem sofrido maus tratos semelhantes durante o transporte, e ambos estarem defeituosos. Para confirmar, procure instalar um disco rígido antigo, mas que você tenha certeza do seu bom funcionamento. Sempre que instalar um novo disco rígido, é bom utilizar o exame de superfície do Scandisk. A operação demora muitas horas, mas vale a pena.

Volta ao topo da página

77) Drive de disquetes com problemas
Tenho um Pentium 233 MMX com 32MB Ram, HD 2.5 GB e Win98. Usei este micro durante dois anos sem problema. Agora o drive de 1.44MB não quer funcionar no Win98. Em modo DOS e Win95 ele funciona normalmente, mas se instalo o Win98 ou WinME ele não funciona. Testei o drive em outro micro e ele funcionou ok. Se desativo o cache de gravação temporária para todas as unidades na solução de problemas do Windows ele volta a funcionar, porém o micro fica muito lento. Qual seria o problema? O que devo fazer?

Resposta:
Dentro do universo de problemas de um PC, os que ocorrem nos drives de disquetes é relativamente comum. Entretanto, entendam que é difícil resolver problemas à distância, principalmente com poucos detalhes. Foi útil informar que o drive funciona no modo DOS e que funcionou bem em outro PC, mas a descrição “não funciona” é muito vaga. Ele trava o PC? Apresenta mensagem de erro? Só lê e não grava? Não aparece na janela Meu Computador? Existem inúmeras maneiras de um drive “não funcionar”, e uma descrição mais detalhada ajudaria bastante na resposta. Um técnico de manutenção iria tentar a substituição por outro drive. Se o problema for mantido, está no seu PC. Se for resolvido, está no seu drive. Além de fazer este teste, verifique se no CMOS Setup existe um comando chamado Floppy Access Control, e programe-o com a opção “RW” ou “Read and Write”. Verifique ainda se no Gerenciador de Dispositivos está indicado algum conflito com os recursos usados pela interface de disquetes: IRQ6 e DMA2. A solução no caso seria remanejar os recursos usados pelo dispositivo causador do conflito. Os recursos IRQ6 e DMA2 devem ser de uso exclusivo da interface de disquetes.

Volta ao topo da página

78) Drive A não funciona
Se o sistema parar de procurar por disquetes no drive A, eu fico sem poder usar o disco de inicialização do Windows 98? Caso afirmativo, como se resolve a questão?

Resposta:
Exatamente. Se o drive A não estiver funcionando, você não poderá usar o disco de inicialização do Windows. Apesar do disquete ser um dispositivo obsoleto, ele ainda é necessário para a instalação do sistema operacional. Com ele poderá ser executado um boot, e a seguir serem usados os programas FDISK e FORMAT, que fazem a inicialização do disco rígido. Somente depois que o disco rígido estiver inicializado, podemos instalar o sistema operacional. Você precisa portanto providenciar a menutenção do seu drive de disquetes, que pode ser feita pela troca (um drive novo custa cerca de 40 reais). É possível que o drive esteja bom, mas suas cabeças estejam sujas. Neste caso será preciso utilizar um kit de limpeza. Também é possível que um dos cabos internos do drive esteja solto. Em geral este tipo de problema é bem simples, e um técnico consegue solucionar em poucos minutos. Nem mesmo é necessário contar com os serviços de um técnico. Um usuário com conhecimentos medianos sobre hardware também pode resolver o problema.

Volta ao topo da página

79) Formatei meu HD
A placa-mãe  do meu computador é uma GFXcel (não sei dizer o modelo exato, mas parece que a designação é PC-Chips GFXcel Socket 370) que tem vídeo, som e placa de rede onboard, suporta slot1 e PGA370. Parece-me que no Setup pode-se escolher de 2 a 32 MB para vídeo. O problema é: formatei o HD para instalar tudo a meu gosto, mas agora não consigo o driver de instalação do vídeo e da placa rede.

Resposta:
Foramtar o HD é uma grande armadilha para o usuário. Parece tão fácil, é só usar FORMAT C:... O problema é que depois disso é preciso instalar o Windows e fazer as instalações de hardware. Formatar é fácil e sempre funciona. Instalar o Windows também é muito fácil. O problema está nas instalações de hardware que tem que ser feitas a seguir, e isso não é nada fácil. É preciso saber quais são os componentes de hardware do computador (placa de som, placa de vídeo, modem, rede, etc.). É preciso saber a marca e o modelo de cada um deles, e ter os seus drivers. É errado pensar que o Windows tem drivers para todos eles. Muitas vezes o Windows não tem os drivers, portanto antes de formatar o disco rígido devemos ter a certeza absoluta de que temos os drivers para todos os dispositivos de hardware. Muitos deles estão nos disquetes e CD-ROMs que acompanham a sua placa de CPU e suas demais placas. Se você tem esses discos, provavelmente esses drivers poderão ser usados. Se não tem, é preciso identificar os fabricantes e obter os drivers pela Internet. Você tem uma placa PC Chips com “tudo onboard”, então poderá obter os drivers em http://www.pcchips.com/.

Volta ao topo da página

80) Estouro de pilha
Meu computador é um Itautec Infoway, Pentium 3, 650 mhz, 128 mb, e 13 gb. De vez em quando, ao iniciar o computador, aparece aquele fundo azul em toda a tela com a seguinte mensagem: estouro de pilha, corrija etc. Queria saber o que é esse estouro de pilha e quais os procedimentos para corrigir essa irregularidade.

Resposta:
Para resolver problemas de "estouro de pilha" (stack overflow), adicione no arquivo CONFIG.SYS o comando:

STACKS=9,256

Se o problema persistir, aumente o valor 256 para outro maior, como 512 ou 1024. Note que isto não tem nenhuma relação com pilhas de corrente elétrica (baterias), e sim com uma área de memória chamada stack (pilha, em português), na qual é feita a passagem de parâmetros e salva de contexto para processamento de rotinas e de interrupções. É comum, quando o número de interrupções por unidade de tempo é muito grande, a ocorrência de estouros de pilha. O aumento deste valor em geral resolve o problema.

Volta ao topo da página

81) Extensão de fonte
Eu adquiri um gravador de CD, tenho 2 HDs, um drive de CD-ROM 52X e um drive A:, mas minha caixa de força tem apenas 3 cabos, como proceder para instalar sem perder outros drives?

Resposta:
Este é um problema dos mais simples. Nas lojas de informática você encontrará vários tipos de cabos: cabos para impressoras, cabos flat, cabos de força, cabos para modem, etc. Um deles é o chamado “Cabo Y para fonte de PC” (alguns o chamam de “cabo U”). Funciona como uma extensão, com 3 conectores. Um deles é ligado e um dos conectores disponíveis na fonte. Os outros dois ficam disponíveis para ligar em discos rígidos, drives de CD-ROM, etc.

Volta ao topo da página

82) HD não é reconhecido
Estou enviando esta mensagem para tentar resolver o problema que está ocorrendo com o meu HD e saber sobre o upgrade do micro.

Pentium 200 MMX
HD 2.1 GB Western Digital WDC22500-32LA
1 módulo de memória SDRAM 32 MB
Placa mãe Asus
Chipset TX97E
CD Rom Creative 48X
Drive 3 1/2"
Fax modem US Robotics 33.6 Kb
Placa de vídeo Diamond Stealth 2 MB

O problema iniciou a pouco tempo e o que está ocorrendo é que quando ligo o micro, o HD não é reconhecido. Mas se eu reinicio através de "Ctrl+Alt+Del" o HD é reconhecido. Eu retirei as placas e apliquei um spray para limpeza de contatos, mas não adiantou. Então troquei o cabo de dados e mudei de controladora entre o HD (de primária para secundária) e o CD Rom (de secundária para primária), mas não adiantou. Como o setup estava com a opção AUTO para detectar o HD eu mudei para a opção USER e coloquei os dados do HD. Então passou a funcionar normalmente. Qual seria o problema? Quanto ao upgrade a dúvida é que eu quero aumentar a quantidade de memória e pelo preço que tenho acompanhado sai mais barato comprar memória PC 100 ou PC133 do que PC66. Vai funcionar ? A outra é se posso trocar o processador por um Celeron?

Resposta:
Este tipo de problema pode acontecer com certas placas de CPU e certos discos rígidos. É possível que o seu disco rígido estivesse ainda inicializando seus circuitos internos quando o BIOS interrogou seus parâmetros, resultando no erro. Ao usar a opção USER, não existe esta interrogação, e o boot começa em um instante no qual o disco rígido já está pronto para funcionar. Deixe então como está. As memórias PC100 e PC133 estão mais baratas que as do tipo PC66 pois são modelos mais novos, usando chips de maior capacidade. Elas funcionarão perfeitamente em 66 MHz, pode usá-las. Quanto à troca do processador, ela não será possível. O Pentium MMX é um processador compatível com o Socket 7. Você poderá provavelmente trocá-lo por um K6-2, desde que sua placa de CPU o suporte, já que é preciso verificar se as tensões e clocks são compatíveis. Muitas placas de CPU para Socket 7 chegam no máximo ao Pentium MMX/233, as mais novas chegam até o K6-2/550. Uma outra opção é instalar um Turbo Chip, comercializado pela Kingston (http://www.kingston.com.br/).

Volta ao topo da página

83) Não há páginas de pilha
Leio sempre a revista PCWORLD e, se for possível gostaria que vcs me dissessem do que trata a seguinte mensagem que esta aparecendo ultimamente no micro em uma tela azul. Ao dar enter, volta-se ao normal.

"Não há mais páginas de pilha. Pode ser necessário aumentar o valor de MinSPs em SYSTEM.INI para evitar possíveis falhas na pilha.
Há atualmente 5 SPs alocados"

Resposta:
A Stack (em português, Pilha) é uma área de memória na qual são escritos e lidos os endereços das rotinas executadas durante o uso normal do computador. Rotina é uma espécie de função, um trecho de programa, que é "chamado" a partir de diversos pontos do programa. Graças a este recurso os programas podem ter tamanhos maiores. Trechos repetitivos são programados como rotinas, e são chamados quando necessário, evitando que esses trechos tenham que ser repetidos a cada vez que são usados. Para que este mecanismo funcione, é preciso manter em uma área de memória, o endereço do local de onde a rotina foi chamado. Esta área de memória é a stack, ou pilha. Em sistemas mais complicados, é comum a existência de várias pilhas independentes. Isto é necessário para evitar que todos os programas usem a mesma pilha, o que apesar de funcionar, não permite que os programas sejam independentes (ou seja, que as áreas de memória de um programa fiquem inacessíveis aos demais programas em execução).

A mensagem de erro apresentada avisa que o número de pilhas está no seu limite, e que o computador pode travar, a menos que sejam alocadas mais pilhas. Você poderá ter problemas se executar um número maior de programas, ou se tiver um número maior de dispositivos de hardware gerando interrupções. Para resolver o problema, aloque um número maior de pilhas, bastando para isto colocar no SYSTEM.INI, após a linha [386Enh], a seguinte linha:

MINSPS=6

A mensagem de erro deverá parar de ser exibida. Se continuar, tente usar valores mais altos.

Volta ao topo da página

84) Dúvidas sobre hardware
Tenho algumas dúvidas e gostaria muito de um auxílio. 

1) Existe drivers para monitores ??? - Como posso fazer para que o monitor(independente de marca e modelo) seja reconhecido lá nas propriedades de sistema(Win95\98SE\Me), ou seja apareça seu nome e modelo. E no Linux?

2) Qual é o melhor meio de saber se o meu modem e minha placa de rede (independente de marcas e modelos) estão com problemas. Quais são os testes que eu posso fazer sem abrir a máquina para saber, se o problema está no hardware ou software(drivers). 

3) Existe algum programa eficiente, para que eu possa reconhecer todos ou a maioria dos periféricos do meu micro(placa mãe, memórias, Chipset,...) ?

Resposta:
Sim, o Windows possui drivers para diversos monitores, e também é possível obter esses drivers nos sites dos seus fabricantes. Com esses drivers instalados, o monitor é reconhecido com todas as suas propriedades no Gerenciador de Dispositivos. No Linux a escolha do monitor é feita pelo programa de instalação, e também pelo programa XConfigurator. Os problemas nos modems, placas de rede e outros dispositivos de hardware são checados através do Gerenciador de Dispositivos. Testes podem ser feitos através de programas de diagnóstico, como o PC-Check e o HWINFO (http://www.eurosoft-uk.com/  e http://www.hwinfo.com/). Não espere entretanto que esses programas sejam milagrosos. Eles não detectam os problemas “na mosca”, e sim ajudam técnicos experientes, dando pistas sobre possíveis problemas. 


Declarando o monitor no Linux

Volta ao topo da página

Copyright (C) Laércio Vasconcelos Computação
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem o consentimento do autor. Apenas
usuários individuais estão autorizados a fazer download ou listar as páginas e figuras para
estudo e uso próprio e individual, sem fins comerciais.






CresceNet » É o único provedor gratuito do mundo que premia seus usuários com créditos em dinheiro por indicação e uso de seus serviços »
CresceNet - Internet Remunerada...Clique e saiba mais

Busca

Google



Ganda Informática

# Destaques #

 

Doe Vida...



Clique Aqui e Saiba Mais...




Curso em CD (áudio) COmo Dobrar sua Renda

$ Ganhe Dinheiro $

 


Internet Grátis:
Abaixo estão os melhores
Provedores de Acesso Grátis











Ganda Informática - Copyright © 2005 Ganda Informática. Todos os direitos reservados
Jeferson Ganda - e-mail jganda@click21.com.br